Claudemir PereiraJornalismoPolítica

ARTIGO. Jorge Pozzobom relata obras já concluídas, um grupo delas que avança e as que estão por iniciar

Primeiro a gente faz, depois a gente mostra

Por JORGE POZZOBOM (*)

Além de todos os compromissos que permeiam as ações inerentes a um prefeito, eu e o meu vice Cechin temos nos dedicado a uma atividade que tem nos dado muita satisfação: vistoriar as obras que estão em andamento na cidade. Semanalmente, nós vamos juntos ver de perto as melhorias em infraestrutura que a Prefeitura está promovendo em Santa Maria. Da mesma forma que damos transparência ao início de alguma obra, quando assinamos alguma ordem de serviço fora do gabinete e diante da comunidade, também optamos estar presentes quando nossos servidores estão in loco, trabalhando pelo desenvolvimento do Município.

E assim temos feito em vários locais, em diferentes bairros. Porque esse é nosso jeito de governar: com seriedade, transparência e comprometimento. Assim estamos fazendo na Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado, onde a Prefeitura está resolvendo um problema crônico e histórico de alagamento que atingia estabelecimentos comerciais e moradias, fazendo com que muita gente se obrigasse a deixar suas casas e procurar outro lugar para morar. Na Maranhão (foto ao lado) e nas ruas adjacentes, estamos trabalhando para resolver o problema da drenagem pluvial e, assim, evitar novos alagamentos e dar dignidade aos moradores daquele local.

Assim também fizemos na Avenida Borges de Medeiros, onde uma cratera gigantesca se abriu depois de fortes chuvas, destruindo o asfalto e interrompendo o trânsito. É um problema que nos prontificamos a resolver e estamos resolvendo. E o mesmo estamos fazendo em outros locais que neste momento recebem obras significativas: na Avenida Walter Jobim, onde recuperamos o asfalto para dar condições de trafegabilidade; na Rua Francisco Fagundes da Cunha, no Bairro Boi Morto, onde fizemos o empedramento da via; na Rua Antonio Gonçalves do Amaral e na Rua José Fransciscatto, no Bairro São José; além de serviços de recuperação das estradas do Interior, principalmente nas vias mais emergenciais, onde o critério utilizado é o fluxo do transporte escolar e o escoamento da safra. Ainda não conseguimos chegar a todas as localidades, mas temos um cronograma e vamos segui-lo de acordo com as possibilidades da Prefeitura.

Uma obra importante também  é a Avenida Dores, via completamente recuperada desde a rótula do Santuário de Schoenstatt, até o cruzamento com a Avenida Fernando Ferrari. Ali, além de acompanharmos de perto todas as etapas da obra, também fizemos questão de cumprimentar nossos servidores, homens que trabalharam de sol a sol, muitas vezes enfrentando a incompreensão de alguns motoristas. Aliás, muitas reclamações recebemos nas redes sociais, opiniões de que a Prefeitura estava causando transtornos em uma avenida movimentada. Mas, depois de concluída a obra, vimos poucas manifestações de satisfação por uma conquista que é benefício de todos. Mas isso é da democracia.

Depois destas ações, nosso foco agora é a recuperação do asfalto na Avenida Rio Branco, anunciada pelo Executivo recentemente e já com data marcada para a assinatura da ordem de serviço. Será breve, agora mesmo no início de março, quando vamos realizar um ato público para que a comunidade participe e se sinta parte dessa importante conquista para a cidade em uma das vias mais importantes e históricas de Santa Maria. E, de antemão, já contamos com a compreensão de todos, pois sabemos que haverá alguns transtornos, haverá lentidão no trânsito, equipes e máquinas na rua e algum imprevisto, já que o trabalho necessita de ajuda das condições climáticas para ser realizado. Para tudo isso pedimos paciência, já que é impossível fazer um omelete sem quebrar os ovos. Contamos com a colaboração de todos, pois o resultado virá e vai ser bom para todos nós.

E assim seguimos com o compromisso de cuidar de Santa Maria, nem sempre de uma vez só, nem sempre da maneira que gostaríamos, mas sempre com transparência e responsabilidade. Temos problemas a resolver, mas estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que ilustra esse artigo é de Deise Fachin, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Como disse Washington Luís em 1928, governar é construir estradas. Fez escola, tem até ‘reitorar é construir prédios’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo