PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. Chapa contra Bisogno no PDT, Kaus e ‘caça às bruxas’, batalha (ainda sem DVD) de Brusque

Assessores da vereadora Luci festejam a formação de chapa de oposição no PDT. Na foto, está Alex da Silva (C), candidato a vice-presidente

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

O presidente da Associação Amigos da Banda Marcial Manoel Ribas (AABMAR), Reinaldo Lima, lançou sábado (9) sua candidatura a presidente do PDT/SM. A eleição deverá ocorrer em maio. Hoje, o partido tem como presidente o ex-candidato a prefeito Marcelo Bisogno.

A candidatura de Lima foi anunciada durante uma reunião do gabinete da vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), em Nova Palma. Na ocasião, ocorreram dez novas filiações à sigla, incluindo a ex-integrante do PSDB Mulher, Cristina Vargas.

Em publicação no Facebook, no qual Lima divulgou sua candidatura, Luci postou um comentário sugerindo uma chapa de consenso junto com Bisogno, já que o importante seria o PDT forte. No entanto, Lima indicou que deve montar uma chapa ao lado de Alex da Silva, assessor de Luci no Legislativo, que será candidato a vice-presidente.

“É preciso romper com o “chá do mesmo”. O PDT é muito grande e não é admissível, em 2020, não ocuparmos no mínimo três cadeiras no Legislativo Municipal e, em 2024, garantirmos um nome do PDT de Santa Maria na Assembleia Legislativa”, postou Lima.

O candidato também publicou que pretende oxigenar o partido e abrir espaço para novos nomes e novas lideranças. Ele também criticou o fato de que a sigla perdeu, nos últimos anos, nomes como o do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, e do ex-secretário municipal de Mobilidade Urbana, Miguel Passini.

Esta semana, os apoiadores de Lima entrarão em contato com o presidente estadual do PDT, deputado federal Pompeo de Mattos, para oficializar a candidatura. Nos bastidores, o grupo teme que não sejam chamadas eleições municipais dentro dos prazos.

E o PP?

Há algum tempo começou um namoro entre a Tia da Moto e o PP, legenda que pretende contar com a vereadora a partir de março de 2020, quando se abre o período para trocas de partido dos mandatários que pretendem concorrer no próximo pleito. Porém, fontes ligadas à Luci dizem que ela poderá declinar do convite progressista caso a chapa de oposição vença o pleito interno do PDT/SM.

Caça as bruxas I

O vereador João Kaus (MDB) não gostou das dezenas de comentários negativos que se espalharam pela internet a respeito da viagem a Brusque, na semana passada, quando entregou ao dono da Havan, Luciano Hang, um abaixo-assinado e uma moção de apoio à instalação da loja na cidade. Fontes do site indicam que o parlamentar já começou uma caça as bruxas e pretende pedir a cabeça de CCs do governo municipal que o criticaram on-line.

Caça as bruxas II

Falta saber como Kaus irá lidar com o vereador Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB). Nos bastidores, o socialista articulou para que líderes de bancadas da base do governo votassem contra a inclusão da autorização de viagem a Brusque na Ordem do Dia. Todavia, Manoel Badke – Maneco (DEM) e Admar Pozzobom (PSDB) não compraram a ideia para não criar um clima ruim na base.

Caça as bruxas III

Destaque também para o vereador Juliano Soares (PSDB), que disse na tribuna ser contra a viagem a Brusque. O tucano afirmou que a ida à sede da Havan seria um desperdício de dinheiro público, uma vez que é notório que a Havan irá se instalar no município.

No fim das contas, sem inclusão na Ordem do Dia, os parlamentares sequer discutiram a viagem e Kaus e Marion Mortari (PSD) tiveram que pagar o deslocamento por conta própria (AQUI).

A Batalha de Brusque

Domingo (10), no Tenho Dito! (AQUI), o site destacou o comentário de um leitor que, em tom irônico, disse que a viagem renderia um DVD chamado “A Batalha de Brusque”, remetendo à histórica Batalha dos Aflitos, partida entre Náutico x Grêmio, pela Série B, em 2005.

DVD, por enquanto, não teve. Mas live no Facebook…

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Gente abrindo a bandeira do PDT só porque detem CC, nem sabem quem foi Leonel Brizola, coitado do PDT de Santa Maria caminhando para o seu fim.

  2. Mas parece que o vereador kaus, alimenta-se de ações sem um mínimo de consequência, como diria uma amiga, é tal qual um ” chá de bolita”.

  3. Como filiado do PDT entendo ser sempre salutar um pleito eleitoral com mais candidatos. Fortalece o debate e o PDT está precisando. Como se fosse possível fazer algum retoque aos textos do Maiquel Rosauro, eu sugeriria um final assim: “E assim o PSDB mexe sua primeira pedra do tabuleiro de 2020. De olho no tempo de televisão, os tucanos botam um ovo num ninho que deveria ser eminentemente Trabalhista.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo