EducaçãoPrefeituraSegurança

CIDADE. Prefeitura festeja o que considera o sucesso da “Calourada Segura” – que levou 20 mil à Saturnino

Mais de 20 mil pessoas passaram pela Praça Saturnino de Brito ao longo da semana. Festa terminou na madrugada deste sábado (16)

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A união cada vez mais fortalecida entre órgãos de segurança e demais setores da Prefeitura resultou em uma Calourada Segura de saldo positivo para Santa Maria. A última noite da festa de recepção a universitários ocorreu na madrugada deste sábado (16), na Praça Saturnino de Brito, reunindo cerca de 1,2 mil pessoas. Não foram registradas ocorrências graves.

A organização durante todos os dias da festa foi avaliada satisfatória por frequentadores. Desde o último dia 15, mais de 20 mil pessoas passaram pela Praça que tradicionalmente reúne universitários a cada começo de semestre letivo de Santa Maria. O público é estimado pela Guarda Municipal e pela Brigada Militar. Durante os dias de realização da Calourada, não foram registradas ocorrências graves nem acidentes de trânsito.

O objetivo de todas as ações foi garantir a segurança dos universitários e o sossego público no Centro de Santa Maria. “Atendemos ao pedido da população, que foi reforçado pelo prefeito Jorge Pozzobom, e organizamos um trabalho preventivo, no sentido de estrategicamente antecipar possíveis ocorrências e evitar confusões ou violência na Praça e no entorno”, explica Sandro Nunes da Silva, superintendente da Guarda Municipal.

Trabalho reconhecido por frequentadores. “Só viemos para a Praça porque nossos pais liberaram. Eles disseram que haveria segurança e horários definidos. Aí fica bom para conversar e conhecer nossos novos colegas”, afirma Ana Paula Librelotto Melo, 19 anos, de São Sepé, que estava com mais cinco amigos em um dos bancos da Saturnino de Brito.

Neste terceiro ano consecutivo de realização das atividades relativas a festa, a Prefeitura promoveu uma série de medidas. A Guarda Municipal ocupou uma parte elevada da Praça, onde estava o videomonitoramento. Por noite, atuaram mais de 20 servidores, que ficavam na Praça e também nas ruas laterais. Além de efetivo, a Brigada Militar disponibilizou um posto móvel para registro de ocorrências, atuando também na segurança patrimonial e ostensiva. Agentes da Superintendência de Trânsito e Transportes realizaram 270 autuações, 32 retenções e 12 remoções durante os cinco dias da festa, fazendo bloqueios de trânsito quando necessário.

Na infraestrutura, foram instalados 11 banheiros químicos, sendo um de acessibilidade, contêineres, equipe de varrição ao fim da festa, reforço na iluminação pública na Praça e no entorno, serviço de ambulância e horário de término. A Calourada Segura contou, ainda, com a Plataforma de Observação Elevada (POE), plantão da Polícia Civil, Polícia Federal, Batalhão Rodoviário Federal.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo