PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. TV Câmara e a internet, novo slogan petista?, Tubias e Bisogno, os nossos homens no DF…

Por tempo indeterminado, sessões e audiências públicas da Câmara não serão transmitidos ao vivo para o YouTube e o Facebook

Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação), da Equipe do Site

Os vereadores de Santa Maria perderam, por prazo indeterminado, a sua principal vitrine. Um problema técnico no equipamento de corte (swchiter master) da TV Câmara impede que as sessões ordinárias, solenes e audiências públicas sejam transmitidas ao vivo via YouTube e Facebook, sendo exibidas apenas pelo canal 18.2.

Por consequência, os programas de estúdio estão cancelados enquanto o problema não é resolvido.

Conforme a jornalista Thais Hoerlle, diretora de Comunicação Social da Câmara, não é possível estimar quando será feito o conserto, uma vez é preciso fazer um processo burocrático. Além disso, será necessário enviar o equipamento para assistência técnica no Rio de Janeiro ou São Paulo.

Agora vai?!

No que depender da militância do PROS/SM, em 2020, o atual presidente da sigla, Moacir da Rosa Alves, será, enfim, candidato a prefeito de Santa Maria. Em 2012 e 2016, sua pré-candidatura ao Executivo não vingou.

O plano é o seguinte: ou o PROS/SM vai com chapa pura ou irá compor a chapa majoritária ao lado de um graúdo.

A sigla passa por uma reformulação em seu quadro de militantes e articula, nos bastidores, a filiação de nomes conhecidos dos santa-marienses, tanto do meio político quanto de fora.

A dupla

E por falar em 2020, o ex-vereador Tubias Calil (MDB) postou na segunda-feira (22), no Facebook, a foto abaixo junto com o também ex-parlamentar Marcelo Bisogno (PDT). Na rede social, vários amigos do emedebista sugeriram uma dobradinha…

Bateram ponto

Para registro: Moacir Alves da Rosa, Tubias Calil e Marcelo Bisogno tiveram uma agenda em comum na noite de segunda. O trio esteve presente na audiência pública, realizada na Câmara, sobre a situação das famílias que residem próximo aos trilhos e receberam ordens de despejo a partir de ação da concessionária Rumo na Justiça (AQUI). Eles se posicionaram em local de destaque no Plenário. Consegue encontrá-los na foto abaixo (de Camila Porto Nascimento/AICV)?

Novo slogan?

Se o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) adotou o slogan “primeiro a gente faz, depois a gente mostra”, ao que tudo indica o PT/SM irá adotar: “Ninguém solta a mão de ninguém!”. Nos comentários da publicação abaixo, a presidente do PT/SM, Helen Cabral, repetiu a frase diversas vezes.

Ensino domiciliar

Na sessão dessa terça (23), a vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) conseguiu aprovar sua moção de repúdio ao projeto de lei do governo federal que regra no país o sistema de educação domiciliar. Dois votos contrários foram registrados: André Domingues – Deco (PSDB) e João Kaus (MDB).

Quarteto em Brasília

Quatro vereadores e um destino: Brasília. Entre 6 e 9 de maio, Admar Pozzobom (PSDB), Vanderlei Araujo (PP), Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB) e Manoel Badke – Maneco (DEM) estarão na Capital Federal. A viagem foi aprovada na sessão dessa terça.

Na agenda do quarteto estão inúmeras reuniões com deputados, senadores e ministros do DEM, Podemos, PP, PSB, PSDB, MDB, PSL e PSD. Para conferir a agenda na íntegra, clique AQUI.

Duas coisas chamam atenção nesta viagem: será a primeira vez enquanto vereador que Alemão do Gás receberá diárias; e esta será a quarta viagem de Araujo apenas este ano. O progressista já esteve três vezes em Porto Alegre (em fevereiro, em março e no início de abril) com parlamentares da oposição.

Pelo andar da carruagem não é descortês questionar: Araujo já planeja uma viagem para junho?

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Sobre a TV Camara: pq ainda é transmitida via NET se já está disponivel em canal aberto? A transmissão pela NET é gratuita? Se não for, não tem que mante-la mais.

    Outra coisa, transmissão ao vivo das sessões pelo youtube e facebook realmente é necessária ou é só serve de vitrine para os vereadores? Podem muito bem upar os videos das sessões depois, nao precisa ser ao vivo. Sabem pq? Pra transmitir ao vivo tem que ter banda de internet alta, especialmente de upload. A Camara tem uma banda de 50 Mbps de upload (e 50 Mbps de download) contratada da empresa Avato. Certamente, sem transmissões ao vivo, a banda de upload poderia ser menor e o custo com internet poderia ser reduzido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo