CulturaSanta Maria

CULTURA. Feira do Livro tem música também. Elis, Bethânia, Clara Nunes… e o talento de Deborah Rosa

Por GIULIMAR MACHADO (com foto de Fernanda Bona), especial para o Site (*)

Uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos. Considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Isso poderia ser parte de um livro, mas é o significado do que a música pode trazer para as pessoas, e a Feira do Livro de Santa Maria recebe a cantora Deborah Rosa (foto acima) no palco do Livro Livre.

Formada em Comunicação Social pela Universidade federal de Santa Maria, mas  com uma vida artística há mais de 25 anos, a cantora santa-mariense tem a música brasileira como uma das suas grandes paixões, e o espetáculo que será levado para a Praça Saldanha Marinho vai homenagear grandes cantoras da música brasileira.

O nome do espetáculo apresentado é “Biografias”, que conta através da música, a historia  da vida e algumas curiosidades de Maria Bethânia, Elis Regina, Clara Nunes e Dona Ivone Lara, primeira Dama do Samba, que faleceu em 2018.

A cantora Deborah estará na companhia dos músicos Fabiano Ribeiro, Fábio Rosa e Sandro Cartier. Além disso, a cantora vai compartilhar a sua historia, num momento intimo, fazendo uma apresentação diferente dos shows tradicionais, e tornando público o seu processo de criatividade de pesquisa da Musica Popular Brasileira. (MPB)

O publico presente pode esperar uma apresentação muito marcante para as homenageadas.

“Uma homenagem às cantoras que fizeram e fazem história na música brasileira”, comentou a cantora Deborah.

Hoje o papel da mulher na música tomou uma proporção gigantesca e muitas cantoras começaram a se destacar pelo Brasil e no mundo.  A música é um processo de comunicação, tem uma mudança constante e faz parte da construção artística. A cantora Deborah costuma dizer  que a imagem da mulher na música é o que ela consegue representar, independente do seu estilo e trajetória, e a postura é o que faz a diferença.

“Eu, como mulher, negra, do interior tenho uma visão bastante firme em relação a isso. Estou há anos representando minha cidade e meu estado em vários lugares do Brasil. E isso só é possível em função do trabalho duro que desenvolvo junto a minha equipe, a postura e o respeito pelo público”, afirmou Deborah Rosa

O Espetáculo Biografias acontece no dia 27 de abril as 19 horas na Praça Saldanha Marinho. O show faz parte da programação da Feira do Livro de Santa Maria de 2019 e é aberta a comunidade santa-mariense.

(*) Giulimar Machado é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo