COMENTÁRIO DO DIA. Histórica divisão da Esquerda
Com um minuto de duração, o comentário do editor, originalmente divulgado há meia hora, na Rádio Antena 1. Diariamente, de segunda a sexta, ele é reproduzido aqui, com a autorização da direção da emissora.
Tocador de áudio
O "Brando" é o " SALIÉRI " do editor !!! rsrsrsr
Esquerda e direita são conceitos controversos, velhos como a revolução francesa. Afirmar que não existem mais é "coisa da direita". Citam Norberto Bobbio, cientista político de esquerda, para definir esquerda como "os que buscam igualdade" e direita como "os que dão ênfase à liberdade". Bobbio, se não me engano, também dizia que os conceitos teriam que ser admitidos porque "faziam parte da identidade dos esquerdistas".
O que não pode ser negado é o patrimonialismo, este existe em todos os matizes.
Total zero, PSOL era parte do PT. PSTU era a Convergência Socialista, outra corrente do PT.
Partidos racham por déficit democrático. Quem tem condições de conseguir mais votos nas eleições assume o "feudo" ou arruma um novo. Marina fundou a rede porque o PV não funcionava direito, comitês provisórios, etc. PSOL sem Plínio de Arruda Sampaio não é o mesmo. PSB sem Eduardo Campos. PDT sem Brizola. E o PT? Ficou Lulodependente. Tirando Luis Inácio, qual outra figura de projeção nacional do partido?