PrefeituraSaúde

VACINA. Aplicadas 3,7 mil doses contra a gripe. E imunização já vale para todos os grupos prioritários

Por MANUELA VASCONCELLOS (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

De 10 a 18 de abril, mais de 3,7 mil doses foram aplicadas em Santa Maria. Meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos recomendados

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Santa Maria entram na terceira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza com a ampliação dos grupos aptos a receberem a dose. Até 31 de maio, todos os públicos prioritários devem procurar a imunização. O Ministério da Saúde incluiu policiais, militares, bombeiros e integrantes ativos das Forças Armadas nos grupos recomendados para se vacinar. Esses devem procurar as unidades com identificação para receber a dose. Em 4 de maio, sábado, é o Dia D, quando todas as salas de vacinas de Santa Maria estarão abertas, das 8h às 17h. É importante que as pessoas portem a carteirinha de vacinação ou justificativa médica para doentes crônicos.

Na primeira fase da campanha, que contou com vacinação para gestantes e crianças de até 6 anos, Santa Maria registrou 3.747 doses aplicadas entre os dias 10 e 18 deste mês. O total é aproximado porque o site SIPNI Web, responsável por reunir o número de doses já aplicadas contra a gripe, estar fora do ar. Conforme o setor de Imunizações da Prefeitura, 31,11% das gestantes e 16,82% das crianças procuraram os postos. Desde o começo da Campanha, o Município já recebeu 71% do quantitativo de doses via 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos recomendados. Em Santa Maria, conforme estimativa populacional, a previsão é que mais de 108 mil doses sejam aplicadas até o fim da Campanha. Para isso, a Prefeitura readequou mais da metade da Rede de Frio de Imunobiológicos com a aquisição de refrigeradores específicos para as salas de vacinas. Por meio de emenda parlamentar, foram adquiridas 15 câmaras para conservação de vacinas e distribuídas para 15 Unidades. Atualmente, o Município conta com 27 unidades com sala de vacina.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, causada pelo vírus influenza. Os problemas mais graves são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito…”

PARA LER A ÍNTEGRA E CONFERIR DIAS, HORÁRIOS E LOCAIS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo