CidadaniaComportamento

ARTIGO. Michael di Giacomo, um “embranquecido” Machado de Assis, a UFSM e luta contra o preconceito

Somos todos seres humanos. Isso é o que nos identifica

Por MICHAEL ALMEIDA DI GIACOMO (*)

A Faculdade Zumbi dos Palmares promove uma campanha, que pode ser acompanhada pelo site  www.machadodeassisreal.com.br,  a fim de corrigir “a maior injustiça racial da literatura”, no caso, o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras ter sido retratado como sendo um homem branco.

Machado de Assis, por parte de pai, era neto de escravos alforriados, nasceu ainda sob o regime escravocrata, o que é tido como o principal motivo para ter sido “embranquecido” nas fotos. Segundo o pesquisador Felipe Rissato, que encontrou uma foto publicada pela revista argentina Caras y Caretas, na edição de janeiro de 1908, ele possuía nítidos traços negros.

A campanha tem por objetivo sensibilizar as editoras e livrarias para que não imprimam, publiquem ou comercializem livros de Machado de Assis com fotos nas quais aparece “embranquecido”. No site, é possível baixar fotos com a face real do literato brasileiro e, assim, o seu público poderá substituir “a imagem preconceituosa” que estampa os livros atuais.

Ao acessar o site me veio à mente as palavras que surgem logo no início do filme 1984, baseado na obra de George Orwell, do diretor e roteirista Michael Radford: “quem controla o passado controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado”.

É de impressionar como as relações de poder em uma sociedade permitem que as nuances reais de determinados períodos históricos possam ser alterados ou simplesmente deixem de existir. Se é verdade a premissa de que “a história é escrita pelos vencedores”, neste episódio, cabe a nós, no presente, corrigir um erro do passado.

A campanha da Faculdade Zumbi dos Palmares é mais uma forma de denunciar e barrar práticas racistas a forjar os grilhões da nossa ignorância. O preconceito racial que se reproduz a partir de ações individuais, como a realizada nas dependências da UFSM na mesma semana de lançamento do site de Machado de Assis, ao depor contra uma raça, afeta toda a humanidade.

A etnia, o gênero, a cor, a religião, a opção política, a orientação sexual, entre tantas outras características de cada pessoa não deve servir de motivo para atos desumanos. A história de uma sociedade deve ser construída com respeito à diversidade de seu povo. Somos todos seres humanos. Isso é o que nos identifica.

“Que cada estante deste país possa ter um livro de Machado de Assis corrigido. A história agradece”.

(*) Michael Almeida di Giacomo é advogado, especialista em Direito Constitucional e Mestrando em Direito na Fundação Escola Superior do Ministério Público.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: as fotos que ilustram este artigo são reproduções da internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Grande maioria não dá a mínima para Machado de Assis. Anitta, pelo contrário, faz o maior sucesso. O resto é mimimi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo