BASTIDORES. A colheita do Novo, estacionamento e idosos, a defesa da educação, duas novas comissões…
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Allysson Marafiga/AICV), da Equipe do Site
O vereador Juliano Soares – Juba (PSDB) lançou mais uma empreitada a fim de facilitar a vida dos santa-marienses no trânsito. Após conseguir a aprovação de um projeto que reserva vagas em estacionamentos para veículos utilizados por gestantes e mulheres com criança de colo (AQUI), o foco agora está nos idosos.
O tucano encaminhou ao Executivo um Pedido de Providência (AQUI) em que solicita uma alteração no prazo de validade da credencial para o estacionamento de veículo utilizado por pessoas idosas. Hoje, o documento, é válido por um ano, enquanto que Juba pleiteia uma validade de cinco anos.
“Reconheço que o município de Santa Maria já evoluiu nesse processo e visando garantir ainda mais facilidades a esse grupo de pessoas, pesquisei banco de dados de diversas cidades e verifiquei que o prazo estipulado no cartão de estacionamento que dá o direito de o idoso estacionar em vagas especiais é maior em todas elas”, aponta Juba no requerimento encaminhado à Prefeitura.
Na prática, o objetivo do vereador é alterar o Artigo 6º do Decreto Executivo 148/2009 (AQUI), que estabelece o prazo de um ano para a credencial.
Novas comissões
Duas comissões especiais foram criadas no Parlamento, na terça (28). Uma delas, propostas por Manoel Badke – Maneco (DEM), trata da Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável no Município. Além do autor, também integram a comissão Vanderlei Araujo (PP) e Celita da Silva (PT).
A comissão que irá tratar da Reforma do Regimento Interno do Legislativo, sugerida por João Ricardo Vargas (PSDB), terá como integrantes, além do tucano, os vereadores Admar Pozzobom (PSDB) e Valdir Oliveira (PT).
Novo com 150 filiados
O partido Novo ultrapassou a marca de 150 filiados em Santa Maria. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (29), nas redes sociais. Em 2020, a sigla planeja ter candidatos à vereança e ao Executivo.
Educação
A quinta-feira (30) será marcada pelo Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação. Às 14h, terá início a concentração na Praça Saldanha Marinho. Às 17h, está prevista uma passeata pelas ruas centrais de Santa Maria.
Sindicatos, coletivos, representantes de centrais sindicais e estudantes devem marcar presença no ato.
AVC
Na tarde desta quinta, no Legislativo, os vereadores irão avaliar projeto de Deili Silva (PTB) e Daniel Diniz (PT) que institui o Programa Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A proposta estabelece a realização de palestras, discussões e eventos com especialista sobre o tema.
Clique AQUI para conferir a iniciativa na íntegra.
Esse Novo já nasceu velho.
Novo (?) é o partido mais bolsonarista do Brasil. Vai ter que assumir cada estrago que o CAPEtão fizer. A propósito, os daqui são tarados por viagens de helicóptero e de avião como os do governo de Minas gerais?