EstadoPrefeituraSaúde

COLUNA. Luiz Roese e o Hospital Regional sem troco. Ah, e a licitação deserta, a barbeiragem da Corsan e…

Atraso nos repasses para o Hospital Regional

Por LUIZ ROESE (*)

Convênio da Secretaria Estadual da Saúde com a Fundação Universitária de Cardiologia para o Hospital Regional de Santa Maria foi prorrogado até junho de 2020. O motivo é simples: atraso nos repasses por mais um ano.

Exército oferece, de novo, uma baita área em Santa Maria para arrendamento

O Exército oferece, de novo, área no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) para pecuária. É a chamada Invernada Picadinha, com 680 hectares (é uma área beeeeeeem generosa). Fica a cerca de 8,7 km do centro de Santa Maria, junto à Sede do distrito de São Valentim

É uma área propícia para a criação de gado (bovinos). E a atividade não limita a condução dos exercícios das unidades militares no Campo de Instrução. A duração do contrato de arrendamento será de dois anos,  podendo prorrogá-lo até atingir o máximo de cinco anos. O valor mínimo anual para o total da área é de R$ 179 mil por ano.

Aparentemente, a área está bem protegida dos criminosos. Abigeato passa longe. Confira o edital AQUI.

Licitação da prefeitura para academias ao ar livre não teve interessados

A prefeitura de Santa Maria tem a intenção de viabilizar a instalação de cinco academias ao ar livre, com investimento de quase R$ 180 mil. O problema é que a licitação, agora em maio, não teve interessados, foi deserta (veja na imagem acima).

O projeto prevê que cada academia teria seis aparelhos para ginástica e, ainda, equipamentos de apoio. Seriam contemplados os bairros Duque de Caxias (Rua Visconde de Mauá), Alto da Boa Vista (Avenida Manoel Malmann Filho), Divina Providência (Rua Inspetor Goulart), Diácono João Luiz Pozzobon (Rua São Dimas esquina com Rua C) e Centro (Parque Itaimbé,ao lado do Centro de Atividades Múltiplas, o Bombril).

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer já encaminhou o edital à Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana para que o orçamento seja readequado. O projeto também deve ser revisto. Posteriormente a essas etapas, a Prefeitura lançará, novamente, a licitação.

Entre as primeiras que foram instaladas, ainda em 2011, muitas academias já foram vandalizadas e outras estão comprometidas e sem condições de uso, alvos de depredação e de pichação, e com falta de manutenção. Só para lembrar: elas são minhas, são tuas, são de todos nós.

Barbeiragem em publicação no Diário Oficial do Estado

Em abril, alguém da Corsan errou feio e publicou um decreto executivo com áreas desapropriadas pela Prefeitura de Santa Maria para obras da companhia. O problema é que em 2019 o ex-prefeito Cezar Schirmer já não é o mandatário da cidade. E faz algum tempo. Isso obrigou depois a uma errata no Diário Oficial do Estado.

(*) Luiz Roese é Jornalista. Ele vive outra vez na boca do monte, após um lapso de tempo em que retornou a Porto Alegre, depois uma dúzia de anos em Santa Maria – onde se aquerenciou no início do século e atuou profissionalmente nos jornais Diário de Santa Maria e A Razão. Ele é colunista deste site, escrevendo às quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo