SEGURANÇA. Prefeitura lança Plano Municipal. Ponto mais significativo é o cercamento eletrônico da cidade

SEGURANÇA. Prefeitura lança Plano Municipal. Ponto mais significativo é o cercamento eletrônico da cidade

SEGURANÇA. Prefeitura lança Plano Municipal. Ponto mais significativo é o cercamento eletrônico da cidade - prefeitura-segurança-pública

Investimento de R$ 6 milhões anuais para implantação e manutenção do Plano Municipal de Segurança Pública anunciado nesta segunda

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria da Prefeitura

Para reforçar o compromisso da Administração Municipal com a Segurança Pública, a Prefeitura apresentou, na manhã desta segunda-feira (13), as ações de investimento e tecnologia no combate à violência e promoção de prevenção à criminalidade em Santa Maria. O Plano Municipal de Segurança Pública conta com a regulamentação do Fundo Municipal de Segurança Pública (FMSP), com a reorganização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e com o novo Sistema de Monitoramento e Cercamento Eletrônico.

“Estamos apresentando para a comunidade um plano inovador e que serve para evidenciar que Santa Maria é de todos nós. Por isso, foi feito de forma colaborativa com todos os órgãos de segurança. São eles que irão orientar o nosso trabalho, tendo como um dos principais focos a prevenção ao crime”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice Sérgio Cechin.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS AÇÕES DO PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

O principal destaque é o novo sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico, que prevê alarme em equipamentos públicos, controle semafórico e rastreamento veicular, câmeras e a nova Central Integrada. Serão instaladas câmeras fixas em pontos estratégicos delimitando um perímetro que permita controlar o acesso ao Município, com objetivo de coibir a entrada, a saída e a circulação de veículos roubados, além de ajudar nas investigações policiais. A Prefeitura já publicou LICITAÇÃO do serviço, com abertura em 24 de maio para empresas interessadas.

“Estão previstas ações que contemplam o cercamento eletrônico, com 691 câmeras em 146 locais, alarme nos equipamentos eletrônicos, controle semafórico e rastreamento veicular interligando os 62 conjuntos semafóricos. A previsão é de investimento de R$ 6 milhões anuais para a garantia 24 horas da segurança do cidadão que vive em Santa Maria”, esclarece o Chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Nova Central Integrada

Uma das novidades apresentadas é que todos os serviços funcionarão na Central Integrada de Videomonitoramento, em prédio da União que será cedido ao Governo do Estado, localizado na Avenida Medianeira, na antiga Justiça Militar. A previsão é que, após apresentação das propostas das empresas e recursos, a implantação ocorra em cerca de 90 dias.

A apresentação do Plano Municipal de Segurança Pública contou com a presença do delegado da Polícia Federal, Getúlio Jorge de Vargas, do delegado da Polícia Civil, Sandro Meinerz, do tenente-coronel Jacob Pinton, representante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), do presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Luiz Fernando Pacheco, do presidente da Cacism, Rodrigo Decimo, além de representantes de entidades de segurança. Eles reforçaram a importância da integração entre os órgãos públicos na efetividade das ações.

“Estamos concretizando o começo de um grande trabalho no enfrentamento de problemas sociais. Precisamos mudar o pensamento das pessoas e ajudá-las a entender que a cidade é de todos e que estamos planejando todas as ações para a comunidade”, diz o delegado da PF, Getúlio Jorge de Vargas.

O secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, destacou a importância da iniciativa. “O Plano representa a união das entidades em prol de um chamado para a segurança de Santa Maria”, reforça Vargas, que retorna, a partir desta segunda-feira (13), ao Legislativo.

Também estavam presentes a Controladora Geral do Município, Carolina Lisowski, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, a secretária de Educação, Lúcia Madruga, o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio Gomes, o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Severo, a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, a secretária adjunta de Finanças, Michele Antonello, o secretário adjunto da Saúde, Guilherme Ribas, o coordenador geral do Gabinete de Governança, Alexandre Lima, e o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes. Representando o Legislativo, estavam os vereadores Cezar Gehn, Juliano Soares e Lorena dos Santos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *