DestaqueEsporte

FUTEBOL. Há 39 anos morria Oreco, o único atleta santa-mariense vencedor de uma Copa do Mundo

Ao lado do Rei Pelé, lateral-esquerdo esteve presente na Suécia, em 1958

Por clubes, Oreco, atleta do Coração do Rio Grande foi pentacampeão gaúcho pelo Inter e se consolidou no Corinthians (Foto Divulgação)

Por Pedro Pereira / com informações do blog Terceiro Tempo, do grupo UOL, e da revista Placar

A morte de Valdemar Rodrigues Martins, o Oreco, completa exatamente 39 anos nesta quarta-feira. Natural de Santa Maria, o lateral-esquerdo de ofício, mas que também se virava na zaga, é até hoje o único atleta oriundo do Coração do Rio Grande a disputar uma Copa do Mundo.

Ao lado de Pelé, o futebolista fez parte da inédita campanha brasileira campeã em 1958, na Suécia, embora reserva de Nilton Santos – eleito no início do milênio como o melhor “6” de todos os tempos. Dois anos antes, o jogador havia sido titular da Seleção Brasileira que conquistou o Campeonato Pan-Americano no México. Na edição seguinte do Mundial, em 1962, que também seria vencida pela Canarinho, ficou de fora por lesão.

Em 1956, santa-mariense Oreco fez parte do elenco que conquistou o título do Campeonato Pan-Americano, realizado no México (Foto Divulgação)

Nascido em 13 de junho de 1932, Oreco faleceu em 1985, aos 53 anos em decorrência de infarto agudo do miocárdio enquanto disputava uma partida de veteranos na cidade de Ituverava, São Paulo. Seu corpo foi velado no Parque São Jorge, sede social do Sport Club Corinthians Paulista, agremiação em que iniciou 408 confrontos oficiais – sendo 222 vitórias, 89 empates e 97 derrotas – entre 1957 e 1965.

Porém, não conseguiu levar troféus pelo Timão. Foi no Sport Club Internacional, de Porto Alegre, que Oreco marcou seu nome por clubes na história do futebol. Defendendo o Colorado, o eterno lateral chegou ao topo do pódio do Campeonato Gaúcho em cinco oportunidades (1950, 1951, 1952, 1953 e 1955).

O começo da carreira do santa-mariense foi no Inter de Santa Maria e, além das equipes já citadas, vestiu as cores do Millionarios, da Colômbia, do Toluca, do México, e do Dallas Tornados, dos Estados Unidos. Neste último, ele se aposentou em 1971.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo