Destaque

JORNALISMO. “Caso Neymar” faz primeira vítima na mídia: Globo “queima” seu repórter em rede nacional

Do portal COMUNIQUE-SE. Texto de ANDERSON SCARDOELLI e foto de Reprodução/Catraca Livre

Mauro Naves (foto acima) está afastado de suas atividades como funcionário da Rede Globo de Televisão. O experiente jornalista, com décadas de trabalhos na cobertura da seleção brasileira de futebol, foi punido pela emissora por causa de uma atitude relacionada ao caso em que o atacante Neymar Jr é acusado de estupro e agressão. O cronista repassou o contato do pai do atleta para o advogado que defendia a mulher responsável pela denúncia. O afastamento do comunicador foi anunciado ao vivo, para todo o Brasil, por meio de nota oficial da emissora, que foi lida pelo âncora William Bonner, do ‘Jornal Nacional’.

“Mauro Naves é um profissional excelente, com grandes contribuições ao jornalismo esportivo da Globo. Mas há evidências de que as atitudes dele neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas. Em comum acordo, o repórter Mauro Naves deixará a cobertura de esportes da Globo até que os fatos sejam devidamente esclarecidos”, afirmou Bonner durante o ‘JN’, conforme reforça o G1. O apresentador, contudo, não explicou exatamente em quais pontos o agora repórter afastado contrariou a conduta esperada pelo conglomerado de mídia — e se outros profissionais poderão ser punidos por passar contatos a colegas e demais profissionais, algo comum na atividade jornalística.

A nota lida por Bonner em plena edição desta quarta-feira, 5, do ‘Jornal Nacional’ dá ao jornalista status de alguém suspeito de cometer alguma irregularidade, tanto que pontuou-se que ele precisou se explicar “em sua defesa”. “Mauro Naves explicou que se limitou a repassar os contatos do pai de Neymar ao advogado, a quem já conhecia, porque esperava obter a história com exclusividade. E que, quando o assunto se tornou público, avaliou que sua participação não teria relevância”, disse o âncora do telejornal noturno. No site do noticiário, a Rede Globo faz questão de enfatizar: o afastamento é “por causa do caso Neymar”.

O advogado do contato

O advogado em questão é José Edgar Cunha Bueno. Ele, que já deixou de atuar na defesa da mulher que acusa o atacante de estupro, é alvo do pai e empresário de Neymar. Neymar Santos afirma que o advogado tentou extorqui-lo durante reunião. O encontro entre os dois aconteceu na última semana, em São Paulo, antes do caso se tornar público. Nesta semana, o empresário divulgou que José Edgar só chegou até ele devido ao contato que foi simplesmente repassado por Mauro Naves.

Espaço para a defesa de Neymar

Até segunda ordem, Mauro Naves segue como contratado do departamento de esportes da Rede Globo. Mesmo sob essa condição, o jornalista não teve a oportunidade de aparecer na tela da edição desta quarta-feira, 5, do ‘Jornal Nacional’ – “sua defesa” foi apenas lida em resumo feito pela emissora. O mesmo não ocorreu com agentes ligados à defesa de Neymar Jr.. Uma única reportagem do ‘JN’ de hoje, com pouco mais de dois minutos de duração, deu espaço a duas figuras vinculadas ao atleta. Primeiramente, a advogada Maíra Fernandes garantiu que seu cliente quer depor e, assim, ajudar nas investigações. Ela disse ter certeza de que “provará a inocência” do jogador. Logo depois, apareceu a imagem de Neymar Santos, o pai. Segundo o material que foi ao ar, ele teria dito que o filho foi vítima de uma armadilha…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Rateou, deveria ter ligado para o Neymar pai e perguntado se poderia ter repassar o telefone. Rede Bobo tem código de ética e conduta, mas duvido que tenha algo tão especifico, talvez se o telefone for da empresa ainda é possível achar um gancho.
    Não é algo tão grave, leva a crer que pediram a cabeça dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo