HISTÓRIA. Incêndio do vagão na Gare, no domingo, deixa indignado coletivo pró-preservação da memória

HISTÓRIA. Incêndio do vagão na Gare, no domingo, deixa indignado coletivo pró-preservação da memória

HISTÓRIA. Incêndio do vagão na Gare, no domingo, deixa indignado coletivo pró-preservação da memória - memória-ativa-como-ficouO incêndio, na noite de domingo (e cuja causa ainda é objeto de investigação policial) do vagão estacionado na Gare da Viação Férrea, em Santa Maria, segue a provocar indignação na cidade.

Entre as manifestações em relação ao fato (noticiado AQUI), por exemplo, está a tornado pública nesta segunda-feira, pelo Coletivo Memória Ativa.

HISTÓRIA. Incêndio do vagão na Gare, no domingo, deixa indignado coletivo pró-preservação da memória - memória-ativa-gareO grupo divulgou nota colocando sua posição acerca do ocorrido, como você pode conferir abaixo. As fotos são de Athos  Ronaldo Miralha da Cunha (acima) e de Gabriela Flores (ao lado). Acompanhe:

 NOTA PÚBLICA
O Coletivo Memória Ativa, atento à sua vocação de zelar pelo Patrimônio Cultural de nossa cidade, vem a público manifestar a sua indignação com o descuido para com um monumento histórico da cidade, consumido pelas chamas, neste domingo. Pela segunda vez, o espaço da Gare da Estação Ferroviária é atingido por um sinistro do qual se poderia estar prevenido, em condições normais de cuidado e proteção.
Lamentamos a destruição de um vagão restaurado para representar aos santa-marienses e visitantes a importância que teve a ferrovia e a ação dos ferroviários para com o desenvolvimento de Santa Maria, na primeira metade do século passado.
Insistimos na urgência da adoção de uma Política para Preservação do Patrimônio Cultural do Município, com legislação e ações consequentes no sentido de que não se abra margem para que sejam destruídos os elementos materiais e imateriais que contribuem para a nossa identidade e autoestima cidadã. Só assim não estaremos, permanentemente, diante do risco de vermos a história da cidade ser consumida pelas chamas, ou pela exploração econômica.
Santa Maria, 15 de julho de 2019
COLETIVO MEMÓRIA ATIVA

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



1 comentário

  1. O Brando

    Palacete da SUCV e antiga Pretoria vão bem obrigado?
    Quem quer apostar que foi criminoso? Membros da população, onde não faltam relaxados, são ‘umas ricas de umas criaturas’?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *