AssembleiaEstadoSegurança

SEGURANÇA. Riesgo visita instalações para presos provisórios e vê situação “absolutamente inaceitável”

Giuseppe Riesgo fez vistoria e constatou as condições “subumanas dos presos” em viaturas e os policiais que deveriam estar nas ruas

Por MAURÍCIO TOMEDI (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Novo

No primeiro dia do recesso parlamentar, o deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) realizou uma vistoria nas condições de policiais e presos abrigados em viaturas. Após reclamações, o grupo foi remanejado para uma área próxima ao Instituto Psiquiátrico Forense, em Porto Alegre. Por motivos de segurança, a localização não está sendo divulgada.

No espaço, cerca de 20 policiais se revezam para vigiar mais de 40 presos em pelo menos 13 viaturas. O número cresce todos os dias. A maioria dos apenados passa o dia algemada dentro das viaturas, sem local adequado para dormir ou praticar atividades. Policiais e presos reclamam de frio, falta de comida e condições insalubres. Há dois banheiros químicos no local, mas alguns presos relataram que não tomam banho há vários dias. Também não há separação entre presos doentes ou de acordo com o crime cometido.

Autor do projeto que incentiva a construção de presídios pela iniciativa privada, Riesgo afirma que é necessário encontrar uma solução urgente. “A situação é absolutamente insustentável. Além das condições subumanas nas quais os presos estão expostos, os policiais e as viaturas usadas para abrigar os presos deixam de estar na rua para proteger a sociedade”, reclamou.

Após a vistoria, Riesgo ligou para o secretário estadual de Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e solicitou uma reunião para discutir alternativas para o problema.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo