TRAVESSIA URBANA. Trevo da Uglione, onde está o maior viaduto da obra, é usado por 50 mil veículos/dia

TRAVESSIA URBANA. Trevo da Uglione, onde está o maior viaduto da obra, é usado por 50 mil veículos/dia

TRAVESSIA URBANA. Trevo da Uglione, onde está o maior viaduto da obra, é usado por 50 mil veículos/dia - travessia-urbana-1

Aqui haverá um viaduto que vai atender ao fluxo que utiliza a rodovia tanto para região Sul do Estado, quanto para a Fronteira Oeste

Do Núcleo de Comunicação Social do DNIT/RS (texto e foto)

A Travessia Urbana de Santa Maria-RS, projeto reconhecido como maior obra de infraestrutura viária da Região Centro do Rio Grande do Sul, alcançou 73% de execução. Com avanço da obra, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) intensificou os trabalhos no trevo da BR-392/RS, identificado como um dos mais importantes do Estado por fazer a conexão entre a Região da Produção e o Porto de Rio Grande, além de servir de rota de passagem para Aregntina e Uruguai.

No local, o DNIT executa no local a maior Obra de Arte Especial do projeto da Travessia Urbana de Santa Maria-RS. Trata-se de um viaduto em três níveis que após concluído segregará o trânsito urbano, do fluxo que utiliza a rodovia tanto para região Sul do Estado, quanto para Fronteira Oeste.

Com o fluxo intenso e sem a possibilidade de bloquear o trânsito totalmente para realizar a obra, a Unidade Local do DNIT/RS adotou como estratégia executar o projeto em etapas e com isso necessita implantar desvios temporários no trânsito, que devido a quantidade de veículos circulando pelo local ocasiona picos de lentidão. Conforme estudos realizados na fase anterior da obra, a estimativa é de que 50 mil veículos passem pelo trecho diariamente.

Como forma de amenizar os transtornos, os trabalhos no viaduto que ligará as BR-158/RS e BR-287/RS, sentido Santa Maria-São Pedro do Sul, foram priorizados. Dessa forma, o DNIT tem a expectativa de liberar o trânsito por cima deste viaduto até o final de 2019, diminuindo a quantidade de veículos que necessitam utilizar a rotatória.

O DNIT reconhece que obra causa transtornos e por isso solicita a compreensão dos usuários da rodovia e da comunidade. O projeto garantirá mais segurança para condutores e pedestres, eliminado pontos de conflitos existentes hoje. Serão executados passeios públicos e todo o trecho será iluminado.

Travessia Urbana de Santa Maria – RS

A obra consiste na duplicação e restauração do trecho urbano das BR-158/RS e BR-287/RS, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara. É considerada a maior que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza na região Centro do Rio Grande do Sul.  Travessia Urbana modernizará as rodovias federais que cortam o município, que é reconhecido como um importante entroncamento rodoviário do sul do país devido ao seu posicionamento geográfico. Iniciada em dezembro de 2014, a obra está com 73% de execução.



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