Destaque

BASTIDORES. O prefeito e blindagem? E ainda: PDT, DEM, Cidadania/PRTB, PRB e um punhadão de siglas

Duas propostas: segundo o Boletim Legislativo da Câmara, parlamentares vão debater e votar a admissibilidade da denúncia de Maranhão e, logo depois, vão criar uma comissão especial para… apurar a denúncia de Maranhão. Uma será rejeitada, a outra aprovada. Então…

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Divulgação), da Equipe do Site

Os vereadores da base do governo têm uma missão importante nesta quinta-feira (23), tirar o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom (PSDB) do foco da denúncia (AQUI) do líder comunitário José Francisco da Silva, o Maranhão. Para confirmar a blindagem, basta analisar o Boletim Legislativo da sessão plenária.

Na Ordem do Dia, consta a discussão única e votação sobre a denúncia contra Pozzobom relacionada a possíveis irregularidades no serviço de coleta de resíduos sólidos. Na mesma sessão, instantes depois, estará em pauta a formação de uma comissão especial (proposta pelo vereador João Ricardo Vargas, PSDB) para tratar exatamente do tema denunciado por Maranhão.

Resumo da ópera: o governo aceita apurar a denúncia, mas desde que o prefeito fique longe do furacão.

Pedetistas de olho em Luci

A paz que vive o PDT/SM está em xeque. A denúncia de Maranhão elevou os ânimos dos pedetistas, que estão de olho nos movimentos da vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT). No grupo de WhatsApp da sigla há cobrança frente à postura que a parlamentar terá nesta quinta.

PROS explica carta

A denúncia também mexeu com o PROS/SM. A sigla divulgou uma nota de esclarecimento sobre a carta do presidente estadual da sigla, Wambert Gomes Di Lorenzo, ao prefeito Jorge Pozzobom que culminou na demissão de dois ex-filiados da sigla na Prefeitura. A dupla é a mesma que registrou as possíveis irregularidades no aterro sanitário e, neste mês, foi apresentada no Cidadania.

Repercussão até na Cultura

A secretaria municipal adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Teston (DEM), estaria com os dias contados no cargo. O site apurou a informação junto a três fontes na noite dessa quarta-feira (13).

A possível exoneração teria relação com a denúncia de Maranhão, uma vez que Marcia é esposa de Luiz Fernando Baltar, vice-presidente municipal do Cidadania. A sigla presta assistência jurídica aos dois ex-cargos de confiança que sustentam a denúncia contra Pozzobom.

Aliás, Marcia anda bem descontente com o pouco espaço que desfruta no Democratas. Não será surpresa se, em breve, ela deixar a sigla e embarcar no Cidadania.

SAAB tem nova diretoria

Nem o Exército escapa das alfinetadas da política santa-mariense. Na tarde dessa quarta (22), o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Regimento Mallet) elegeu a nova diretoria da Sociedade Amigos Boi de Botas (SAAB), para o período de 2019 a 2021. Pois bem, nos bastidores, alguns apoiadores da direção eleita comemoram a destituição de Luiz Fernando Baltar da presidência da entidade após mais de 14 anos no cargo.

O flagra abaixo, registrado na assembleia que elegeu a nova diretoria da SAAB, mostra alguns velhos conhecidos da política local.

Os eleitos

A SABB é uma sociedade civil/militar criada em 2001 com o objetivo de preservar e promover o Memorial Marechal Mallet, juntamente, com o Museu que possui mais de 4 mil itens de vários momentos da história do Brasil e Rio grande do Sul, assim como da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro. Os restos mortais do Marechal Mallet, patrono da artilharia, repousam no mausoléu aquartelado no Regimento Mallet.

Os novos diretores eleitos:

Presidente: Cel R1 Nestor Alves dos Santos

Vice-presidente Diretoria Executiva: Prof. Dr. Ivan Henrique Vey

Conselheiro Fiscal: Cap. R1 Adelmo Silva Dal Pozzolo

Conselheiro Fiscal: Maj. Hélder Henrique de Souza Peres

Secretário da Diretoria Executiva: Dr. Gustavo Moreira

Tesoureiro: Dr. Juliano Luiz Tonetto

Conselheiro Deliberativo: Cap. R1 Davi Martins Correia

Conselheiro Deliberativo: Prof. Dr. Jéferson Nunnes

Conselheiro Deliberativo: Dr. Moacir da Rosa Alves

DEM e PROS

O Democratas realizou, na noite dessa quarta, a primeira reunião do grupo de trabalho dos possíveis pré-candidatos da sigla à Câmara de Vereadores, em 2020. E quem bateu ponto na reunião foi o vice-presidente do PROS/SM, Jéferson Nunnes…

Cidadania e PRTB

Outra dupla que também está ajustando as pontas é composta pelo Cidadania e pelo PRTB. Ambos devem estar do mesmo lado em uma futura chapa majoritária ao pleito de 2020.

Jorgito

Ninguém dá ponto sem nó em Santa Maria. Vide o rapaz que criou o Jorgito, um boneco metálico que estampa o rosto do prefeito para ser usado como forma de protesto junto à buraqueira de cada dia. Conforme o vereador e presidente do PRB/SM, Alexandre Vargas, o rapaz participou de uma reunião da sigla e, em breve, deverá se filiar. 2020 está logo ali…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo