EconomiaSanta Maria

CIDADE. Santa Maria chegou aos 282 mil habitantes, informa estimativa populacional divulgada pelo IBGE

Como acontece todos os anos, tendo como base o dia 31 de julho, o IBGE divulgou nesta quarta-feira (e publicou no Diário Oficial da União) a estimativa habitacional do País e de todos os seus mais de 5 mil municípios. São os últimos dados antes do Censo que acontece em 2020 e tem importância para a composição de um sem número de estatísticas, inclusive as que determinam, de alguma maneira, a questão da divisão tributária.

Mas, e Santa Maria, como está nessa? Continua como quinta mais populosa cidade gaúcha, ainda que (veja na tabela) já esteja acossada por Gravataí, da região metropolitana. E ostenta um crescimento de 7,5% na sua população estimada, desde 2020, data do ultimo Censo. Para saber mais sobre dados gauchos, inclusive com a relevância de Caxias do Sul, que apresentou o maior crescimento relativo, vale conferir material originalmente publicado no site do jornal Correio do Povo. O texto é creditado a Samanta Klein e a imagem é de reprodução. A seguir:

“O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira, as estimativas da população que vive 5.570 municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, houve aumento de 6,38% no número de habitantes, a menor taxa do país. O censo completo será divulgado em 2020. 

Em contraste ao Estado, que tende a aumentar sua população mais velha e a diminuir as taxas de natalidade, Caxias do Sul, que está entre as dez cidades mais populosas, apresentou o maior crescimento nos últimos anos. De acordo com os dados estimados, em 2019 há 510.906 habitantes contra 435.564 pessoas em 2010. O aumento é de 17,29%. A economia local, baseada na indústria, e as migrações de estrangeiros ajudam a explicar o aumento populacional. “O município não está totalmente ocupado, por isso, é viável continuar crescendo. Diferentemente da Capital, Caxias do Sul ainda consegue atender sua demanda e não formou uma mancha com Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa”, ressalta o pesquisador do IBGE, Márcio Minameguchi

No mesmo período, Porto Alegre teve um crescimento de 5,28%, conforme as estimativas. A população estimada hoje é de 1.483.771 habitantes enquanto o último censo, de 2010, contabilizou 1.409.351 pessoas.

Com a menor taxa de crescimento populacional do país, o Rio Grande do Sul vê o percentual de idosos aumentar, ao mesmo tempo em que diminui o número de pessoas que integram o grupo em idade potencialmente ativa, ou seja, entre 15 e 64 anos. Conforme estudos da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), esse movimento demográfico tem causas que vão além da baixa natalidade e da maior expectativa de vida.

O Estado pode ser considerado “fechado” para as trocas migratórias, pois tem baixos percentuais de emigrantes e, principalmente, de imigrantes, resultando na menor taxa líquida migratória fora do Nordeste brasileiro. Por outro lado, municípios como Porto Alegre e Caxias do Sul, historicamente, recebem migrantes internos. 

Estima-se que o Brasil tenha 210,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano, apresentando queda do crescimento quando comparado ao período 2017/2018, conforme a Projeção da População 2018. Recentemente, o IBGE passou a acrescentar os dados referentes às migrações internacionais somente no estado de Roraima devido à chegada de venezuelanos.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo