COLUNA. Luiz Roese e quatro temas: gare é daqui, área do Exército, prédio do 1º RPMon e a TV Câmara
Brigada Militar quer reformar prédio do 1ºRPMon em Santa Maria
A Brigada Militar abriu licitação para contratar uma empresa que faça a obra de reforma de prédio do Complexo do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), localizado na Rua Pinto Bandeira, no bairro Dores, em Santa Maria. O serviço deve incluir a substituição da cobertura existente por telhado novo e instalações elétricas. A licitação está marcada para 20 de agosto, na Central de Licitações do Estado, no Centro de Porto Alegre. A obra está orçada em pouco menos de R$ 2 milhões.
Esse lugar tem muita história.
Sem interessados para pecuária em área do Exército, de novo
No final de maio, escrevi (AQUI) que o Exército ofereceu, de novo, área no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) para pecuária. É a chamada Invernada Picadinha, com 680 hectares e fica a cerca de 8,7 km do centro de Santa Maria, junto à Sede do distrito de São Valentim. Mas não houve interessados, de novo.
Desde 2013, gare está com a prefeitura de Santa Maria
Foi divulgado que o governo federal assinou um termo de cessão da gare da Viação Férrea no dia 15 de julho deste ano (imagem acima), um dia após o incêndio que destruiu um vagão na antiga estação. Ocorre que o termo assinado recentemente era só um aditivo. Pois a gare está cedida ao Município desde 2013, pelo menos (imagem abaixo).
O vagão incendiado tinha mais de 80 anos e estava exposto desde 2013, após ser reformado pela empresa férrea ALL (foto abaixo, de João Alves/AIPM). Antes desse incêndio de agora, a antiga estação já tinha passado por outras situações relacionadas a fogo. Então, não foi por falta de aviso.
Não temos mais trens passando por Santa Maria desde 1997.
Câmara de Santa Maria quer comprar equipamentos para a TV e a Comunicação
Uma licitação está aberta para aquisição de equipamentos para a TV Câmara, equipamentos de fotografia para a Diretoria de Comunicação e de monitoração de TV para o Plenário da Casa Legislativa. As propostas dos interessados serão conhecidas em 5 de agosto. Entre os itens que a Câmara quer estão câmera fotográficas, câmeras de externa, teleprompters, baterias, tripés, iluminador e baterias, entre outras coisas. O valor total máximo admitido na licitação é de R$ 419 mil. CONFIRA A LICITAÇÃO AQUI.
(*) Luiz Roese é Jornalista. Ele vive outra vez na boca do monte, após um lapso de tempo em que retornou a Porto Alegre, depois uma dúzia de anos em Santa Maria – onde se aquerenciou no início do século e atuou profissionalmente nos jornais Diário de Santa Maria e A Razão. Ele é colunista deste site, escrevendo às quintas-feiras.
Prédio do RPMon tem muita história. Mas tem menos do que o prédio anterior demolido na década de 30.