InternetTecnologiaTurismo

INTERNET. Conheça o TuriSMapp, um aplicativo que traz informações sobre 15 atrações turísticas de SM

Da revista ARCO, com reportagem de ROSSANO VILLAGRÁN DIAS e ilustração de LIDIANE CASTAGNA

Em 2017, quando teve a ideia de criar um aplicativo para orientar o turista em Santa Maria, a aluna do mestrado em Patrimônio Cultural da UFSM Taís Drehmer Stein pretendia apenas que a experiência servisse como base para a sua dissertação. Pouco mais de um ano depois, ela está surpreendida com o sucesso do produto e faz planos para incrementá-lo com o apoio de empresários e do poder público. “Santa Maria possui um potencial turístico inexplorado, mas faltam investimentos no setor e informações disponíveis sobre as atrações”, explica Taís, para justificar a criação do TuriSMapp. Nele, são apresentadas 15 atrações turísticas de Santa Maria relacionadas ao patrimônio histórico e cultural da cidade e a agenda de eventos em cada uma delas. Taís utilizou a Linha Turismo – extinto roteiro de ônibus da Prefeitura de Santa Maria – como base para escolher os pontos turísticos do aplicativo. Entre os locais incluídos, estão o Theatro Treze de Maio, o Museu Gama D’Eça, o Mercado Público e o Museu de Arte de Santa Maria. O app possui ainda um mural para que os usuários possam fazer comentários e sugestões.

Lançado em 30 de agosto de 2018, o produto teve, até fevereiro, cerca de 270 downloads na Play Store, a loja virtual do Google. O TuriSMapp pode ser baixado também através do QR code disponível no material de divulgação. Para o professor do Departamento de Turismo da UFSM Marcelo Ribeiro, orientador da dissertação de Taís, o turismo em Santa Maria tem potencial para crescer. Segundo ele, o turista que visita a cidade, em geral, vem para participar de eventos, fazer negócios ou procurar serviços de saúde e educação, e não a lazer. Portanto, não se planeja para aproveitar os atrativos culturais e naturais santa-marienses, pois muitas vezes os desconhece. O docente sugere que, para incrementar o setor turístico, seria necessário criar roteiros a pé guiados entre os atrativos, ampliar o número de exposições artísticas itinerantes, estabelecer formas de diálogo com a comunidade e disponibilizar informações centralizadas e atualizadas sobre os pontos turísticos. “O aplicativo TuriSMapp foi uma ideia baseada nesses vácuos”, diz o professor.

Expectativa

A criadora do TuriSMapp já foi procurada por professores e por um empresário com ideias para o aplicativo. Além disso, Taís teve uma reunião com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e obteve apoio para a divulgação – sua principal dificuldade – e para conseguir contatos para possíveis parcerias. O gerente de projetos de turismo da secretaria, André Farias, afirma que a prefeitura acredita que o aplicativo tem potencial para incrementar o turismo na cidade. Segundo ele, a facilidade de achar informações turísticas sobre o destino é fator de influência na hora de decidir para onde ir. “Com o mundo na palma da mão, se não estivermos conectados neste modelo, perderemos turistas e visitantes”, diz. Além disso, o TuriSMapp foi um dos projetos selecionados para receber uma bolsa da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) para produtos desenvolvidos nos cursos de mestrado da UFSM. Taís afirma que também tem planos para incorporar informações sobre hotéis, restaurantes e bares. Para isso, pretende ter conversas com proprietários dos estabelecimentos. Outra ideia é expandir a abrangência do produto para cidades vizinhas, como municípios da Quarta Colônia. Nesse sentido, precisaria do auxílio das prefeituras da região, além de pessoas para atualizarem a agenda de eventos dessas cidades.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) Com locução de Marcelo De Franceschi, o original também traz uma versão em audio.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo