Destaque

LÁ DO FUNDO. As chapas petistas, constrangimento tucano e Jader, CCs regionais, Lemos e Marta e o MDB

Por CLAUDEMIR PEREIRA (com foto de FELIPE DALLA VALE/Palácio Piratini), Editor do Site

– Não é novidade: aqui você sabe antes. Por exemplo, já faz dez dias que o site, com o repórter Maiquel Rosauro, INFORMOU a existência de duas chapas para disputar a presidência do PT na comuna.

– Alex Monaiar vai desafiar o favoritaço Sidinei Cardoso – chancelado pela corrente Resistência, liderada pelos deputados Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira.

– Para não dizer que está tudo certo, faltou dizer quais os grupos internos que apoiam o psicólogo e 1º suplente de vereador do petismo santa-mariense.

– Agora não falta mais: Monaiar, líder da chapa “Lula Livre: Primavera Vermelha”, é o indicado pelas correntes Articulação de Esquerda, Democracia Socialista e Articulação Petista.

– Nos corredores do Legislativo (e também no Centro Administrativo), sussurra-se cada vez mais alto que Juliano Soares e João Ricardo Vargas são as potenciais defecções do tucanato em 2020.

– Os dois edis aproveitariam a janela da infidelidade de março para se mandar do PSDB, sem correr o risco de perder o mandato.

– Soares, inclusive, já teria até destino certo: o Novo do deputado Giuseppe Riesgo. Bueno, faltam poucos meses para se confirmar (ou não) a especulação de hoje.

– Quanto a Vargas, o destino, na eventual saída, é desconhecido. Certo, porém, é que o alinhamento com o tucanato não é mais automático.

– Afinal, a crítica forte feita na tribuna do parlamento municipal, REGISTRADA pelo site, aponta para o dissenso, e não para a manutenção do status quo. A conferir.

– A propósito de Governo do Estado, a anunciada nomeação de Cargos de Confiança regionais em Santa Maria até o final do mês é vista como única forma de conter o descontentamento que já se generaliza.

– E a bronca é ecumênica. O médio clero do tucanato está bronqueado, da mesma forma (e até mais) que os aliados, como PTB e, acredite, até parte do MDB, sem falar no PP.

Jader Maretoli, do PRB e subsecretário estadual de Esportes, e seu óbvio adversário em 2020, o tucano Jorge Pozzobom, juntos com o governador Eduardo Leite, do PSDB, na solenidade de formatura de novos PMs, na manhã de sexta: olhar torto de governistas daqui

– Há especial constrangimento (devidamente anotado por quem de direito) com o fato de o PRB, de Jader Maretoli, adversário de 2020, ter mais espaço midiático que os próprios tucanos.

– Embora os líderes e principais nomes do grupo sejam ex-secretários do governo de Cezar Schirmer, seus integrantes querem deixar claro que o ex-prefeito não é patrocinador politico das ideias deles.

– É nesse contexto que emerge o nome de Antonio Carlos Lemos (foto ao lado, de Reprodução), sim, como nome a ser indicado para presidir a sigla. De preferência, como disse fonte do editor, com unidade. Ou no voto.

– Seriam boas as perspectivas de acordo para formação do Diretório, inclusive porque não haveria tantos militantes significativos para formar duas chapas que ultrapassam, juntas, 120 nomes.

– Para chapa única à Executiva, no entanto, há grande caminho a percorrer, nessas menos de três semanas que restam até a convenção do dia 24.

– Para fechar: é cada vez mais evidente que os defensores da candidatura própria a Prefeito avançam no MDB. E quem vai concorrer deve ser mesmo Marta Zanella.

– Francisco Harrison, diz-se, também gostaria de se candidatar. Mas esse desejo já foi mais forte, com o que abre-se definitivamente o caminho para a atual secretária municipal de Cultura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo