Por IVAN LAUTERT (também autor da foto) e FRITZ R. NUNES, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
A diretoria da Sedufsm finalizou nesta quinta, 22 de agosto, a rodada de assembleias gerais nos campi da universidade, para deliberar sobre o indicativo de greve proposto pelo setor das Ifes (federais) do ANDES-SN. Depois que o indicativo foi APROVADO pelos docentes de Santa Maria, quarta, dia 21, na quinta, 22, foi a vez de ocorrerem plenárias nos campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. Nesta última unidade da UFSM, a assembleia não ocorreu devido à falta de quórum. Já em Frederico, a aprovação do indicativo foi por unanimidade, e em Palmeira, a maioria dos votos foi contra um possível movimento grevista.
Durante as plenárias nos dois campi, a exemplo de Santa Maria também foram apresentados encaminhamentos a serem levados para a reunião do setor das Ifes, que ocorre este final de semana, em Brasília, e que vai avaliar o resultado das plenárias que ocorreram por todo o país. Por enquanto, o debate se refere a um indicativo de greve apenas, sem data para deflagração, que depende de uma sinalização da maioria das seções sindicais ligadas ao ANDES-SN.
As três sugestões aprovadas nos campi são as seguintes:
1) o imediato descontingencionamento das verbas destinadas ao ensino superior público pela Lei de Diretrizes Orçamentárias;
2) a retirada da proposta do programa ‘Future-se’, apresentada pelo Ministério da Educação às universidades federais;
3) a retomada da pauta protocolada pelo ANDES-SN, junto ao Ministério da Economia, em abril deste ano, reivindicando do governo federal uma política salarial, estruturação da carreira docente, contratações de docentes e servidores técnicos para as universidades, entre outros itens.
No campus de Palmeira das Missões, os diretores do sindicato também colocaram em discussão a possibilidade de serem tirados delegados ou suplentes para o Congresso da CSP-Conlutas. Entretanto, não houve manifestação de interesse por parte da plenária em relação a essa tema.
Os resultados das votações
UFSM/Santa Maria: 17 votos favoráveis ao indicativo de greve; 2 votos contrários;
UFSM/Frederico Westphalen: 8 votos favoráveis (unanimidade dos presentes);
UFSM/Palmeira das Missões: 3 votos contrários e 2 a favor;
UFSM/Cachoeira do Sul: não houve quórum.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.