Artigos

Parcerias para revitalizar espaços públicos da nossa cidade – por Jorge Pozzobom

Revitalização de uma praça e o gesto de amor pelos 164 anos de Santa Maria

Prefeito Jorge Pozzobom anunciou a revitalização da Praça Roque Gonzales em solenidade na manhã do dia 17 de maio, data do aniversário de 164 anos de Santa Maria, no próprio local (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

As praças são espaços que, geralmente, remontam à nossa infância e nos despertam sentimentos de nostalgia, de amor e de carinho. Em Santa Maria, inúmeros são os exemplos de praças e demais espaços com essas características. Mas, para que as melhores sensações venham à tona, essas áreas precisam estar em condições adequadas de uso, com estrutura capaz de atrair e proporcionar ao público o sentimento de pertencimento, de cuidado e zelo por determinado local.

Enquanto Poder Público, reconheço que temos limitações e não conseguimos dar a atenção merecida a todos esses espaços, pois temos de eleger prioridades diariamente. Porém, nem por isso ficamos de braços cruzados, pois, na nossa Santa Maria, contamos com algo muito precioso: as pessoas, as parcerias e o desejo de ver a cidade crescer e se desenvolver. Digo isso porque sozinhos não conseguimos fazer tudo, mas, com a ajuda da sociedade, somos muito mais fortes.

No dia do aniversário de 164 anos do nosso Município, 17 de maio, presenteamos a população com uma notícia que me deixou, particularmente, muito feliz: a revitalização da Praça Roque Gonzales, tradicional espaço localizado no centro de Santa Maria, entre as ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado, em frente ao Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. E esse anúncio só foi possível graças à união de esforços entre pessoas e instituições que querem o melhor para a cidade.

No caso da Praça Roque Gonzales, por meio do programa Santa Maria de Todos Nós, da Prefeitura/Secretaria de Meio Ambiente, três instituições de grande relevância em nossa cidade abraçaram a causa e revitalizarão todo o espaço da praça. O programa incentiva e possibilita que a população adote praças, parques, canteiros centrais, encostas das vias públicas e áreas verdes do Município.

A Praça Roque Gonzales foi adotada pela Unicred Ponto Capital, pelo Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e pela Unimed Santa Maria, a quem deixo aqui, juntamente ao meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, o agradecimento público pelo presente que darão para Santa Maria.

A formalização da adoção da Praça Roque Gonzales ocorreu no dia do aniversário de Santa Maria, na própria praça, em solenidade que reuniu representantes da Prefeitura e das instituições parceiras, que assinaram o termo de compromisso da adoção. O projeto de revitalização da praça foi desenvolvido pelo arquiteto Claudio Gioda, e a previsão é que as obras comecem dentro de um mês e se estendam até o final deste ano com investimento de cerca de R$ 1 milhão por parte das instituições parceiras.

Ou seja, é um gesto de amor pelos 164 anos do Município o que essas empresas estão fazendo. Quando houve a proposta, fiquei encantado com o projeto. São milhares de pessoas que passam por essa praça, e iniciativas como essa me deixam extremamente feliz e orgulhoso de ser santa-mariense e prefeito desta cidade.

E, assim como a Praça Roque Gonzales, outros espaços públicos emblemáticos serão revitalizados, como a Praça Saldanha Marinho, no coração de Santa Maria e cuja remodelação ficará a cargo da Construtora Jobim, por meio de medidas compensatórias ao Município. O projeto, inclusive, é de responsabilidade do renomado escritório de paisagismo Burle Marx, do Rio de Janeiro.

E, ainda, teremos o novo Calçadão Salvador Isaia, cuja revitalização começou pelo sistema de medidas compensatórias, mas, agora, terá a sua última etapa realizada por empresa que venceu a licitação, a Construtora Continental de São Paulo Ltda. E, mais adiante, a revitalização da Gare e de outros espaços e prédios que fazem parte do nosso Centro Histórico/Distrito Criativo Centro-Gare.

Sei que ainda temos muito a avançar em relação aos nossos espaços públicos, mas estamos em meio a um processo de transformação que terá como resultado uma Santa Maria muito melhor para os nossos filhos e netos. E a Santa Maria que queremos passa pela união de esforços e pela contribuição de toda a sociedade!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo