EVENTO. 2º Congresso Aeroespacial em SM recebe Ministro. Marcos Pontes reafirma o programa espacial

EVENTO. 2º Congresso Aeroespacial em SM recebe Ministro. Marcos Pontes reafirma o programa espacial

EVENTO. 2º Congresso Aeroespacial em SM recebe Ministro. Marcos Pontes reafirma o programa espacial - ufsm-e-prefeitura-ministro-pontesCarlos Pontes, com o Prefeito Pozzobom e o reitor Burmann, na abertura do Congresso Especial Brasileiro, na qual o ministro palestrou

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O prefeito Jorge Pozzobom e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, participaram, na manhã desta segunda-feira (16), da abertura do 2º Congresso Aeroespacial Brasileiro (2º CAB). O evento ocorreu no auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Moura, bem como o reitor Paulo Afonso Burmann e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, estiveram presentes.

O reitor Burmann disse que a presença do ministro foi uma distinção muito especial para a UFSM.

“Receber uma pessoa tão expressiva na sua área, como é o ministro Marcos Pontes, é especial. É uma verdadeira homenagem para o curso de Engenharia Aeroespacial. Sabemos que ele teve uma passagem por Santa Maria, tendo atuado na antiga Base Aérea de Santa Maria, e com um filho nascido na cidade”, disse, agradecendo.

Já o presidente da Agência Especial Brasileira, Carlos Augusto Moura, sinalizou que o setor aeroespacial começa, no Brasil, a despontar, razão pela qual são necessárias pessoas como as que estavam presentes no congresso.

“Precisamos de gente prestativa e laboriosa. O setor sempre foi dependente das iniciativas governamentais, e isso começa a mudar”, disse Moura.

Por fim, o ministro Carlos Pontes ministrou a palestra “A Relevância do Setor Aeroespacial para o Brasil”, tendo relatado a sua trajetória até ter se tornado o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial.

“Vivemos um momento difícil no país, principalmente por conta da crise econômica. Apesar disso, o setor aeroespacial traz possibilidades. Temos nos esforçado para isso”, afirmou o ministro.

Na avaliação do prefeito Jorge Pozzobom, receber o ministro em Santa Maria reafirma o potencial do município em diferentes áreas do conhecimento.

O evento

O II CAB segue até o dia 19 de setembro e a programação completa ESTÁ AQUI. O tema deste ano é “Debates e Diálogo entre os Atores do Setor Aeroespacial Brasileiro”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Ministro Marcos Pontes reafirma programa espacial brasileiro em evento na UFSM”, de Mariana Henriques, da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM (AQUI)



1 comentário

  1. O Brando

    Só falta agora um congresso para discutir as geleiras da Amazônia. Ou o lobisomem da zona oeste. Brasil propagandeia que vai ganhar o campeonato mundial de motociclismo e apresenta uma CG-125.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *