HistóriaPrefeitura

FARROUPILHAS. A festa dos gaúchos na Medianeira, com homenagem a Paixão Cortes e Dinara da Paixão

Desde o início da semana, o cenário está pronto para a grande festa a festejar a Revolução Farroupilha, na manhã desta sexta-feira

Da assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, com foto de JOÃO VILNEI

A Avenida Medianeira receberá, nesta sexta-feira (20), 33 entidades tradicionalistas, entre associações e piquetes, o ponto alto das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha. Às 8h, serão hasteadas as bandeiras, e o desfile temático do Dia do Gaúcho terá início às 8h30min. Logo após, ocorre a solenidade de encerramento dos Festejos Farroupilhas e a extinção da Chama Crioula. Por isso, motoristas e usuários do transporte coletivo urbano devem ficar atentos para as alterações no trânsito (saiba mais abaixo).

A Prefeitura integra a Comissão Executiva Municipal dos Festejos Farroupilhas 2019. Símbolo do gauchismo, a vida e a obra de Paixão Côrtes são os temas estaduais dos Festejos Farroupilhas 2019. O tradicionalista morreu em 2018 aos 91 anos, deixando um legado por chamar a atenção aos símbolos do Rio Grande do Sul, como a Chama Crioula e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas. Já o patrono é o músico César Oliveira, da dupla com Rogério Melo. A tradicionalista Dinara Xavier da Paixão, prima de Paixão Côrtes, é a homenageada local desta edição da Semana Farroupilha.

Festejos Farroupilhas 2019
Destaques
• Tema regional: Paixão Côrtes – Vida e Obra
• Patrono regional: César Oliveira
• Homenageada local: Dinara Xavier da Paixão

Programação

Sessão Solene de entrega do Troféu Sepé Tiaraju
• Dia: 24 de setembro
• Hora: 18h30min
• Local: Câmara de Vereadores

Solenidade de entrega dos troféus Sentinela da Cultura, Barbosa Lessa, Cyro Dutra Ferreira e Paixão Côrtes
• Dia: 25 de setembro
• Hora: 20h
• Local: DT Querência das Dores
Cavalgada da Integração
• Dia: 28 de setembro
• Hora e local: saída às 9h, da EMEF José Paim de Oliveira em direção ao CTG Tropeiro Velho

Trânsito

A partir das 7h de sexta, 39 pontos de bloqueio passarão a vigorar ao longo da Avenida Medianeira e de ruas do entorno (veja abaixo), com reabertura a partir das 13h. As áreas delimitadas dão conta da própria avenida por onde transcorrerá todo o desfile e das áreas de concentração das entidades. Também haverá alterações em linhas do transporte público urbano.

O bloqueio de veículos se dará do trecho da Avenida Medianeira entre a Rua do Acampamento e as avenidas Hélvio Basso e Ângelo Bolson. Será possível transitar no sentido Centro-Bairro das avenidas Ângelo Bolson e Hélvio Basso.

Pela avenida Dores com General Neto, passarão somente entidades que vão participar do desfile. Agentes de trânsito estarão nos principais pontos de bloqueio para orientar o tráfego de veículos desde antes das 7h. Após, os agentes estarão nas esquinas das ruas José Bonifácio com Riachuelo, José Bonifácio com Acampamento e Pinheiro Machado com Acampamento para controlar o fluxo de veículos na área de dispersão.

Transitar com passageiro nas carrocerias de veículos está permitido somente nas áreas de concentração e dispersão…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo