Meio AmbientePrefeitura

MEIO AMBIENTE. Cerca de 4 toneladas de resíduos recolhidas durante o Dia Mundial da Limpeza em SM

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Diferentes ações com foco na preservação ambiental foram realizadas durante a tarde deste sábado (21), na região Oeste de Santa Maria. Cerca de quatro toneladas de resíduos domésticos dispostos de forma irregular ao longo da Rua Irmã Dulce, no bairro Renascença, foram recolhidas (foto acima) por voluntários e representantes da Prefeitura. O número também equivale a bens inservíveis. A iniciativa faz parte do Dia Mundial da Limpeza, iniciativa que teve a adesão de mais de 600 municípios brasileiros.

“Ações como essas servem para que ainda mais pessoas façam a destinação correta dos resíduos porque veem todos os malefícios que o lixo provoca para o nosso Município”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice Sérgio Cechin, que acompanhou toda a ação ao longo do bairro.

A fim de somar forças ao Dia Mundial da Limpeza, a Secretaria de Meio Ambiente realizou a ação Visita Ambiental. A população santa-mariense de qualquer local poderia ir até a frente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes, no mesmo bairro, para destinar móveis inservíveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca. A empresa Sustentare fez a coleta e o transporte, direcionando os materiais para o aterro sanitário. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram encaminhados para a Maringá Metais.

“Há cerca de 30 dias, estivemos nesta mesma via e retiramos mais 40 quilos de bens inservíveis que estavam depositados ao longo desta mesma via. Precisamos que a população tome consciência de que ações de descarte irregular são ruins para elas mesmos. Por isso, denuncie o descarte irregular”, clama a secretária Sandra Rebelato, presente na ação.

Além disso, um grupo de voluntários realizou a limpeza do acostamento da Rua Imã Dulce. Com luvas e sacolas plásticas, eles retiraram resíduos, como peças de carro, pedaços de equipamentos e plásticos. Os caminhões também percorreram outras ruas nas proximidades, facilitando a iniciativa de descarte regular às pessoas que não poderiam levar os equipamentos até a frente da escola.
A finalização das ações do Dia Mundial da Limpeza ocorreram com o plantio de 20 mudas de azaleia em frente à escola Sérgio Lopes. As plantas foram doações do Centro do Pesquisa em Florestas antiga Fepagro.

Qualquer cidadão pode fazer denúncias sigilosas de descarte irregular de resíduos por meio da Ouvidoria Geral, no telefone 156 ou neste link, ou pessoalmente, nos guichês 27 e 28 da Prefeitura (1º andar da Rua Venâncio Aires, 2.277), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo