EducaçãoPrefeitura

ARTIGO. Jorge Pozzobom e comitiva da educação de Santa Maria no território luso: a viagem ‘de todos nós’

Eu estou indo para Portugal

Por JORGE POZZOBOM (*)

Eu estive uma vez em Portugal. Uma passagem rapidíssima, na verdade. Foi lá em 2015, quando fizemos escala no país em uma viagem à Europa, quando eu integrava uma comitiva da Assembleia Legislativa em missão pelo Velho Mundo. Agora, eu estou indo para Portugal novamente. Aliás, já fui. Embarquei ainda no sábado. Eu, o meu vice-prefeito, Sérgio Cechin; a secretária de Educação, Lúcia Madruga; o secretário-adjunto de Educação, Márcio Carvalho; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk. Estamos indo para Portugal todos nós, todo o nosso Governo, toda a nossa Rede Municipal de Ensino, toda a nossa cidade. Viajamos na bagagem e nos corações da Maria Luiza, da Érika, da Diully e do Pedro.

Esse quarteto de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro representará Santa Maria no intercâmbio em Portugal, viabilizado por meio do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). Além dos jovens, integram a comitiva santa-mariense as professoras Elhonara (Secretaria de Educação), Daniela (Perpétuo Socorro), Luciane e Larissa (Intendente Manoel Ribas) e Rejane e Gabriela (Nossa Senhora da Providência). Santa Maria, para quem ainda não sabe, tem 9 escolas já certificadas pela Unesco (sendo 8 delas da Rede Municipal de Ensino) e mais 4 (3 municipais) em processo de certificação. Números, que, como outros tantos, nos colocam em destaque no cenário educacional do sul do país.

Em levantamento recente divulgado pelo Ranking Connected Smart Cities, ocupamos, orgulhosamente, o sétimo lugar na categoria Educação entre todos os municípios do Brasil. E mais: somos o representante de toda a Região Sul que está mais bem colocado e, disparado, o melhor do Estado (Santa Cruz do Sul, para se ter uma ideia, aparece apenas na posição número 45). Ainda, seguindo essa lógica matemática do bem, contratamos, de forma efetiva, 431 professores em menos de três anos e estamos retomando e entregando à população creches que estavam paradas há 10 anos. Uma delas já está funcionando a todo o vapor, outra deverá ser inaugurada até o final do ano e já temos o sinal verde (e a verba) do Governo Federal para construir mais 5 creches. Excelentes números, né!?

Eu fui aluno da Escola Municipal Perpétuo Socorro. Eu fui alfabetizado, educado e formado no Ensino Público, até a minha graduação como advogado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Portanto eu sei, muito antes de ser político, muito antes de me tornar prefeito, da importância de investir em Educação. Eu sei o quanto o investimento nesta área pode criar oportunidades, pode transformar realidades e pode nos levar longe. Pode nos levar até Portugal, por exemplo. Para onde a Maria Luiza, a Érika, a Diully e o Pedro estão me levando agora.

 (*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO SITE: a foto, feita na manhã do último sábado, na despedida dos estudantes (e professores), é de Ariéli Ziegler (AIPM).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo