EducaçãoInfânciaPrefeitura

ARTIGO. Jorge Pozzobom e o ‘Dia do Professor’: os contratados, a creche da Cipriano, viagem à Europa…

Investir em Educação é investir no desenvolvimento de Santa Maria

Por JORGE POZZOBOM (*)

Há duas semanas, quando participava do lançamento da edição 2019 do Prêmio Perfil Empreendedor, fui chamado pelo André Blos, gerente da Regional Centro do Sebrae, não de prefeito de Santa Maria, mas de “o prefeito da 7ª cidade do país no ranking da Educação”, fazendo uma referência à posição que ocupamos no ranking Connected Smart Cities, que analisa 70 indicadores e aponta as cidades mais inteligentes do Brasil. E, nós estamos lá, como a melhor do Sul do Brasil. Não vou negar: eu me senti muito orgulhoso ao ser apresentado assim. E esse orgulho só aumenta quando penso na maneira como a Educação está sendo encarada em nosso Município.

Neste dia 15 de outubro, data em que festejamos o Dia do Professor, eu diria que temos, sim, muitos motivos para comemorar. Para ser mais exato, 432 motivos para comemorar. Esse é número de educadores que contratamos de maneira efetiva, em menos de três anos de Governo, com a missão de zerar o déficit de vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Se Santa Maria, hoje, é reconhecida nacionalmente por sua qualidade na Educação, isso é mérito daqueles que estão diária e diretamente em contato com os alunos. Isso é mérito dos professores que integram a Rede Municipal de Ensino.

A qualidade do ensino e do trabalho científico produzido nas escolas da Rede Municipal também já chegou em outro continente, e, há duas semanas, foi reconhecida e certificada na Universidade de Coimbra, em Portugal. Por termos nove instituições do Município que integram o Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco), Santa Maria foi convidada para integrar o Intercâmbio de Pesquisa Brasil/Portugal. Fizemos um grande esforço para garantir que seis professoras e quatro alunos tivessem a oportunidade de representar o nosso Município na Europa. No último sábado (12), eles retornaram ao Coração do Rio Grande, trazendo histórias e conhecimentos educacionais e culturais que, para sempre, marcarão suas vidas.

Estamos preocupados em cuidar dos nossos educadores, em cuidar de quem cuida. Estamos preocupados, verdadeiramente, em capacitar e qualificar os nossos professores. Por isso, desde março deste ano, é dedicado um dia por mês para realização da Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino. Uma reivindicação antiga, histórica da categoria e que, agora, está sendo concretizada graças ao empenho da secretária Lúcia Madruga e da competente equipe da Secretaria de Educação. Investir na formação dos professores é investir na qualidade do Ensino Público.

Outra conquista que comprova a preocupação do nosso Governo com a Educação é a conclusão da Escola Municipal de Educação Infantil Ivanise Jann de Jesus, a famosa Creche do Cipriano da Rocha, após 10 anos de espera. E esse feito não se resume apenas às paredes erguidas, a uma obra de alvenaria. Uma escola só tem sentido com professores e alunos. E, nós temos, lá, 18 servidores da Educação mudando a realidade das crianças da Região Oeste de Santa Maria.

Esses são apenas alguns dos exemplos concretos que mostram que a Educação é prioridade em meu Governo. Porque minha equipe e eu entendemos que todo e qualquer esforço feito nessa área é investimento. Investir no conhecimento, no desenvolvimento das pessoas é compromisso desta Administração. Com muito trabalho e seriedade, e com a certeza do retorno a médio e longo prazos. Investimento em Educação. Não apenas no discurso, mas, na prática.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO SITE: a foto, feita no dia 14 de setembro, data de inauguração da Escola Ivanise Jann de Jesus, com o prefeito, a secretária de Educação Lucia Madruga e a equipe do estabelecimento, é de João Alves, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo