CidadaniaInfância

CIDADANIA. Saiba mais sobre a Infância-Ação, ONG que atua com crianças em situação de vulnerabilidade

A ONG Infância-Ação, criada por estudantes da UFSM em 2007, atua com seis projetos desenvolvidos em escolas e comunidades locais

Por LUIZA RORATO (com fotos de Divulgação), Especial para o Site (*)

Prestar assistência às crianças em situação de vulnerabilidade social para que todas tenham uma infância feliz, com boas oportunidades referentes à saúde, educação, lazer, cultura e meio ambiente é a missão da ONG Infância-Ação. Criada em 2007 por três estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, a organização desenvolve projetos e ações sociais com o intuito de impactar e modificar a vida de crianças e famílias de Santa Maria.

“Acreditamos que cada criança que passa por algum de nossos projetos leva um pouco dele para sua vida. Plantamos uma semente de esperança e mudança na vida de cada uma delas”, relata Patrícia Koefender, diretora de comunicação da Infância-Ação.

Dentro da grade de projetos desenvolvidos na cidade estão o Clubinho de Línguas, voltado para o ensino lúdico da língua estrangeira, o Eureka! que tem por objetivo levar o ensino de ciências de forma lúdica, o Fazendo Rir, realizado na Ala pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria, o Saúde em Ação que visa trabalhar a educação de conceitos da saúde e o Amor Exigentinho, em parceria com a Federação Amor Exigente de Santa Maria. Por meio dos doze princípios do amor exigente, desenvolvem-se atividades lúdicas e pedagógicas para a conscientização e prevenção sobre o uso de drogas.

“Estamos sempre procurando melhorar e aumentar nossas perspectivas, seja através da profissionalização da nossa atuação, do melhoramento da estrutura da ONG, oferecendo mais treinamentos para os voluntários e, também, pensando a longo prazo: aumentar o número de crianças e escolas atendidas pelos projetos”, acrescenta Patrícia.

E, a fim de comemorar o dia daquelas que são o foco do voluntariado, a ONG está organizando uma festa de Dia das Crianças para a comunidade. A festa acontecerá no dia 12 de outubro, sábado, no Colégio Manoel Ribas, das 15h às 18h e contará com diversas atividades, entre elas, oficina de artes marciais e pintura, “contação” de histórias, brechó solidário em parceria com o Projeto Semear, além de muita música e lanches. Haverá também uma mostra de fotos tiradas das crianças participantes dos projetos. A entrada é franca e todo o valor arrecadado com a venda dos lanches será revertido para os projetos da ONG.

Para mais informações sobre o evento e o trabalho realizado pela ONG, acesse o site: https://www.onginfanciaacao.com/.

Todos os voluntários participantes da “Infância-Ação” passam por seleções e treinamentos antes de agirem nas atividades da ONG

(*) Luiza Rorato é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo