Meio AmbientePrefeitura

CIDADE. Prefeitura reúne Defesa Civil e Bombeiros para balanço dos estragos provocados pelo temporal

Reunião no Centro Administrativo: Poder Público monitora áreas de risco e organiza a estratégia para amenizar danos nos próximos dias

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Devido ao temporal que atingiu Santa Maria na manhã desta quarta-feira (30), e com a perspectiva de que chova ainda mais nos próximos dias, a Prefeitura reuniu, no Centro Administrativo Municipal, a Defesa Civil Municipal, a Estadual e o Corpo de Bombeiros. O grupo fez um balanço dos estragos registrados até agora e discutiu a estratégia para amenizar eventuais danos nos próximos dias.

Até agora, 30 casas sofreram destelhamentos na cidade (confira detalhes clicando AQUI), sendo que 18 árvores caíram e 12 delas atingiram vias públicas. Na avaliação do grupo, o impacto na cidade, até agora, foi baixo se comparado a outros municípios da região, no entanto, já que há previsão de chuva para até o dia 5 de novembro, existe a necessidade de ações que amenizem eventuais estragos.

Equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) estão nas ruas, avenidas e estradas para realizar “manobras de socorro”, que incluem atendimento a famílias que tiveram suas casas danificadas, distribuição de lonas, desobstrução de vias públicas, corte de árvores e monitoramento de áreas de risco, principalmente aquelas próximas de córregos, várzeas e rios.

A área do Balneário Passo do Verde, ao Sul da cidade, no Distrito de Passo do Verde, e a barragem do DNOS, no Bairro Campestre do Menino Deus, na Região Norte, recebem atenção especial do Poder Público. No Passo do Verde, há possibilidade de alagamento devido à alta do Rio Vacacaí. Na barragem do DNOS, que represa o Rio Vacacaí-Mirim, uma equipe da Defesa Civil Municipal esteve no local na manhã desta quarta, e apontou que a situação está sob controle. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fará uma vistoria técnica ainda nesta quarta.

Como proceder em casos de desastres naturais

Consulte, CLICANDO AQUI, como agir em caso de desastres naturais. No documento, há orientações em relação a vendavais, inundações e alagamentos, deslizamentos e desabamentos de construções, raios e descargas elétricas e chuva de granizo. Em cada tema, há dicas e procedimentos a serem adotados para a segurança pessoal e da comunidade.

Telefones para pedir ajuda

Defesa Civil Municipal – (55) 3222-5192

Guarda Municipal – 153

Corpo de Bombeiros – 193

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo