ComportamentoInternet

COMPORTAMENTO. Para além das telas do telefone celular ou do computador, utilização das redes sociais

Por LEONARDO MACHADO MARTINS (com foto de arquivo pessoal), Especial para o Site (*)

Imerso nas redes, o futuro jornalista Francis está sempre ligado nas noticias

Não se pode negar que as redes sociais fazem parte do cotidiano, seja para pessoas mais velhas como as mais novas, obtêm-se tudo na ponta dos dedos, ou melhor, dos celulares.

As redes possuem enorme influência no dia a dia, tanto para quem as usa para passar o tempo, quanto como meio profissional, conectando-se à pessoas de uma maneira rápida e eficiente, tornando a conversação e interação muito mais frequente.

O Instagram pode ser citado como uma das principais redes sociais. O aplicativo serve para a postagem de fotos, e é onde as celebridades acabam mostrando a sua rotina, onde empresas desenvolvem e divulgam as suas marcas e um lugar propicio para a socialização de pessoa para pessoa.

O lado pessoal das redes transmite aproximação entre novas amizades, já que a interação através delas é muito fácil. Fazer novos amigos tornou-se mais real com a criação do Facebook, Instagram e Twitter, cada uma com um estilo diferente.

Segundo o professor de jornalismo da UFN, Mauricio Dias, as redes sociais têm o seu lado negativo e o positivo. “O lado positivo é conectar pessoas, poder dialogar, falar sobre um produto, transmitir a sua opinião. Já o lado negativo é cada vez maior, com a disseminação do discurso de ódio e tudo que tá relacionado a ele e a própria disseminação de notícias falsas”.

O Instagram é focado em imagens, e conta com os famosos stories, em que podem ser postados fotos e vídeos de maneira instantânea, podendo aplicar enquetes, gifs e até mesmo caixas interativa de pergunta.

O Facebook também conta com os mesmos benefícios do Instagram, porém, tem uma mecânica mais complicada. A ferramenta é mais usada para o compartilhamento de notícias e interações por chat.

Já o Twitter conta com o recurso de mensagens instantâneas, funcionando de uma maneira simples e pratica, tornando a interação com os seus seguidores muito mais aberta.

O mundo não vive sem as redes sociais. “Sempre fui muito dependente doas aplicativos como Instagram, Facebook e Twitter, mexo todos os dias, tanto para manter contato social, quanto para trabalhos da faculdade”, ponderou Francis Barrozo, acadêmico de jornalismo da UFN.

Estar imerso nas redes sociais tornou-se um habito considerado comum, e vem tomando grandes proporções, tanto em âmbitos profissionais e pessoais, deixando de lado os encontros pessoais para torná-los digitais.

(*) Leonardo Machado Martins é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo