CinemaCultura

CULTURA. Confira a programação completa do 13º Santa Maria Vídeo e Cinema. Festival começa dia 29

Da Assessoria de Imprensa do Evento (com foto de Divulgação)

A programação para os seis dias da 13ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema está definida. O festival é gratuito e ocorre de 29 de outubro a 3 de novembro no município de Santa Maria.

A abertura oficial será no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a exibição do longa-metragem Legalidade. O filme se passa em 1961, em meio ao golpe militar, e retrata o movimento popular liderado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, para garantir a posse do presidente João Goulart.

Na sequência ocorre um bate-papo com o diretor do filme Zeca Brito e a diretora de Arte Adriana Borba. Juntamente com a jornalista Bianca Zasso, eles receberão o Troféu Vento Norte como os três homenageados da 13ª edição.

Foram selecionados 23 filmes para a Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros. São 17 ficções e seis documentários que concorrem ao Troféu Vento Norte. Já para a Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região estão na disputa 11 filmes.

O SMVC também vai entregar o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos e o Troféu Cineclube Laterninha Aurélio. O filme mais votado pela internet, dentro da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região, receberá o Troféu Vento Norte Diário de Santa Maria. A Rede Sina premiará o melhor curta com temática social com o Troféu Rede Sina.

MULHERES EM EVIDÊNCIA – Neste ano, o tema é “Cinema para todas”, uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual. Esta edição é realizada pela Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Conteúdo e Assessoria.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (29)
19h – Centro de Convenções – UFSM: abertura oficial e exibição do longa-metragem “Legalidade”, de Zeca Brito, seguida de debate.

Quarta-feira (30)
13h – Cesma: “Yoñlu”, de Hique Montanari, e oficina com o diretor.
16h – Praça S. Marinho: “Depois daquele dia”, de Luciane Treulieb.
18h – Praça S. Marinho: documentário “Sinprosm: 30 anos”.
19h – Praça S. Marinho: primeira noite da Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros e da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região.

Quinta-feira (31)
14h – Praça S. Marinho: mostra Cine Caramelo – Peixonauta – O Filme.
16h – Praça S. Marinho:  “Manhã Transfigurada”, de Sérgio de Assis Brasil – sessão comemorativa dos 10 anos de lançamento.
19h – Praça S. Marinho: primeira noite da Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros e da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região.

Sexta-feira (1°)
14h – Praça S. Marinho: mostra Cine Caramelo – Peixonauta – O Filme.
16h – Praça S. Marinho: “Substantivo Feminino”, documentário de Daniela Sallet e Juan Zapata.
19h – Praça S. Marinho: primeira noite da Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros e da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região.

Sábado (2)
14h – Sedufsm: “Esclerosada não é a vó”, de Erenice de Oliveira, Marcia Denardin e Luiz Alberto Cassol.
15h30 – Sedufsm: “Alexandra”, de Luiz Alberto Cassol.
19h – Salão Bianco Nero (anexo à Fadisma): cerimônia de premiação
22h – Salão Bianco Nero (anexo à Fadisma): festa de encerramento

Domingo (3)
18h – Brique da Vila Belga: exibição dos vencedores do 13º SMVC

Acesse AQUI o folder digital da 13ª edição do SMVC.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo