Meio AmbienteRegião

CLIMA. Granizo assusta e causa danos em muitas residências. Júlio de Castilhos e Tupanciretã sofrem

Do site da Rádio Medianeira, com texto de FABRÍCIO MINUSSI e foto Reprodução (Rádio Tupan/AM)

Uma forte chuva de granizo assustou moradores de Júlio de Castilhos, na madrugada desse terça-feira (12), atingiu parte da cidade e em grande quantidade o interior do município. As pedras de gelo eram grandes e provocaram danos em alguns veículos, toldos e telhados de residências. Moradores tiraram fotos e postaram em redes sociais com pedras de gelo do tamanho aproximado de uma bola de tênis e ou de um ovo de galinha (foto ao lado). Chuva de pedra atingiu a comunidade do Céu Azul. As primeiras informações são de telhados com grandes estragos e destelhamentos, também, nas comunidades de Estrela, São Xavier e Passo dos Buracos Na comunidade de São João do Barro Preto, também houve a incidência de granizo. A previsão do tempo para a terça-feira (12) em Júlio de Castilhos ainda é de chuva forte durante todo o dia e parte da noite.

TUPANCIRETÃ

Subiu para 200 o número de residências danificadas em Tupanciretã, devido a chuva de granizo registrada na madrugada dessa terça-feira (12). Segundo a Defesa Civil do Município, os problemas já foram verificados nos bairros Centro, Martins, Severo da Rosa, Paineiras, Gaúcho, Assentamento Santa Rosa, Corredor das Tropas. Desde as primeiras horas da manhã a Defesa Civil percorre as regiões mais atingidas e realiza a distribuição de lonas aos atingidos, junto a Assistência Social. O órgão colocou à disposição da população o telefone (55) 3272-2484, para o registro de ocorrências relacionadas ao temporal. Um balanço mais detalhado da situação deve ser divulgado nas próximas horas.

SEM LUZ

O temporal que atinge o Rio Grande do Sul desde ontem deixa ao menos 112 mil clientes sem energia elétrica nesta terça-feira. As regiões mais afetadas são a das Missões, Noroeste, Norte e Planalto. Na área de concessão da RGE, são 57 mil clientes afetados e na da RGE Sul, 55 mil. De acordo com as empresas, ainda não há previsão para restabelecimento do serviço, principalmente porque chove forte ainda em muitas cidades, como Sarandi, Passo Fundo, Santo Ângelo e Palmeira das Missões. Já na área de concessão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) ainda não há informações sobre falta de luz. As empresas de energia alertam para que não se toque em fios caídos ou em qualquer equipamento elétrico, pois podem estar energizados e o risco de acidente é alto. Em Tupanciretã uma forte chuva de granizo durante a madrugada destelhou pelo manos 40 residências. A Defesa Civil presta auxílio aos atingidos.

TORNADO

O município de Chiapetta, na região Noroeste do Estado, registrou a passagem de um tornado na tarde desta segunda-feira. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Ijuí, Sandra Martins, o fenômeno ocorreu por volta das 14h numa área de vegetação, distante de residências, sem causar nenhum tipo de prejuízo ou ferindo alguma pessoa. Segundo a Defesa Civil Estadual, o município não teve nenhum dano registrado causado pelo mau tempo. Conforme a MetSul Meteorologia, as condições na região são muito propícias ao fenômeno pelo padrão divergente de vento com a corrente de jato em baixos níveis.

SITUAÇÃO NO RS

A chuva e o vento causam transtornos em pelo menos quatro regiões do Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira. No Noroeste do Estado, a chuva veio acompanhada de granizo e danificou diversas casas em Sarandi na noite de ontem. Ainda não há informações sobre a quantidade de residências atingidas e nem sobre a distribuição de lonas realizada pela Defesa Civil.

Já no Vale do Sinos, os ventos de cerca de 80 km/h causaram destelhamentos e quedas de árvore em Estância Velha. Segundo o Corpo de Bombeiros, os bairros mais afetados foram o Centro e o União. O telhado de um depósito de uma empresa na rua Presidente Lucena caiu. Apesar dos estragos, não houve feridos. Na mesma rua, árvores caíram sobre a rede elétrica e carros que estavam estacionados, mas não houve feridos. Além disso, uma árvore tombou na avenida Presidente Vargas próximo a um posto de combustível.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo