CinemaCulturaEducaçãoTrabalho

HISTÓRIA. No festival “Santa Maria Vídeo e Cinema”, Sinprosm mostra documentário sobre 30 anos de luta

Por PAULO ANDRÉ DUTRA (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Comunicação do Sinprosm

Com o renascimento da democracia brasileira nos anos 80, os trabalhadores voltaram a ter força para reorganizar a sua luta. Os professores municipais de Santa Maria, com as peculiaridades das suas atribuições, entenderam que precisavam de um sindicato próprio. E foram à luta.

Desta forma, em setembro de 1989, nasceu o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria. O documentário “SINPROSM: 30 ANOS” reúne relatos de alguns dos principais episódios dessas três décadas. Debates, greves, manifestações, conquistas, pessoas que estiveram na linha de frente da mobilização por valorização profissional e investimentos na educação de Santa Maria.

O intuito da obra, além de registrar a história dessas três décadas, é projetar o futuro. “O sindicalismo vem se transformando nas últimas três décadas. O Sinprosm é uma mostra disso. Para onde iremos como movimento? Que papel a representação de professores deve assumir frente à situação que vive o país?”, reflete a coordenadora de Organização e Patrimônio, Martha Najar.

O lançamento acontecerá na próxima quarta-feira (30), às 18 horas, na Praça Saldanha Marinho, como parte da programação do Santa Maria Vídeo e Cinema. A obra é uma produção da entidade com a Toca Audiovisual.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo