Destaque

INFÂNCIA. Santa-marienses votam para definir 15 conselheiros tutelares. Mas resultado só sai amanhã

Santa-marienses escolheram quem irá ocupar as 15 vagas a partir de 2020. Estima-se que pelo menos 4,5 mil eleitores foram às urnas

Da redação da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, com foto de JOÃO ALVES

Ao longo deste domingo (6), a população santa-mariense foi às urnas para decidir quem serão os 15 novos conselheiros tutelares da cidade a partir de 2020. Quarenta e um candidatos disputavam as vagas. Na última sexta-feira (4), havia 42 candidatos, no entanto, um deles desistiu de concorrer por uma das vagas.

O pleito começou às 8h na maioria dos locais de votação, com exceção de um: o sediado no Colégio Marista Santa Maria (Rua Floriano Peixoto, 1.217). De acordo com a Comissão Especial Eleitoral, um problema na organização do espaço fez com que a votação começasse às 8h40min.

Nos demais locais de votação, no Caic Luizinho de Grandi (Rua Olga Parcianello, Bairro Lorenzi), na Escola Lívia Menna Barreto (Rua Ernesto Pereira, no Bairro Camobi), na Escola Ciep Paulo Lauda (Avenida Paulo Lauda, 851, no Bairro Tancredo Neves) e na Escola Augusto Ruschi (Rua Dr. Paulo da Silva Souza, s/n, no Bairro Juscelino Kubitschek), o pleito transcorreu sem contratempos segundo os mesários.

“Houve alguns momentos de maior procura pelos eleitores ao longo do dia, o que fez com que se formassem filas, mas, tirando um ou outro episódio desses, no geral, foi um pleito bastante tranquilo”, disse Márcia Vendruscolo, presidente da Comissão Especial Eleitoral, sinalizando que acredita que o número de votantes foi semelhante ao do primeiro pleito unificado, em 2015, quando foram às urnas cerca de 4,5 mil pessoas.

A contagem dos votos começou a partir das 18h30min, na Câmara de Vereadores de Santa Maria (Rua Vale Machado, 1.415, no Centro). A previsão era que o processo de conferência de votos para cada um dos candidatos iniciasse às 17h30min. No entanto, como em um dos locais de votação foi necessário começar o pleito mais tarde, foi estendido o tempo para 17h40min, em vez de 17h, o que fez com que fosse adiado, também, o início da conferência dos votos.

O processo de conferência dos votos se encerrou por volta das 21h20min deste domingo. Uma segunda contagem deve ser feita nesta segunda e, então, será feita a divulgação do número de votos por candidato, bem como o número total de votantes. Segundo a Comissão Especial Eleitoral, o prazo mais sensato para a divulgação desses dados é terça-feira (8), pois é necessário checar novamente cada um dos boletins de urna, que também estarão disponíveis, posteriormente, para a população, de forma a garantir a legitimidade do pleito. Além disso, o resultado final de classificação só vai sair durante uma assembleia do conselho, que deve ocorrer em novembro, em data ainda a ser divulgada.

A posse dos novos conselheiros está prevista para ocorrer no dia 10 de janeiro de 2020.

O Conselho Tutelar

A principal função do Conselho Tutelar é a proteção e garantia dos direitos dos menores de 18 anos segundo o seu estatuto, o Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente). O Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta.

O Conselheiro Tutelar permanece no cargo por quatro anos. Após esse prazo, um novo processo seletivo é feito. Entre os pré-requisitos para registro de candidatura, estão Ensino Médio completo e pelo menos dois anos atuando em áreas de proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo