LUNETA ELETRÔNICA. Feisma e o CDM, Assembleia, armas, educação infantil e a Prefeitura, arqueologia...

LUNETA ELETRÔNICA. Feisma e o CDM, Assembleia, armas, educação infantil e a Prefeitura, arqueologia…

* De 9 a 17 de novembro, o Centro Desportivo Municipal (CDM) abre os portões para receber mais uma edição, a 31ª, da Feisma, a Multifeira de Santa Maria.

* No período, o complexo esportivo, informa a Prefeitura, paralisa as atividades para  receber empreendedores e milhares de visitantes.

LUNETA ELETRÔNICA. Feisma e o CDM, Assembleia, armas, educação infantil e a Prefeitura, arqueologia... - luneta-feisma-cdm* Neste momento preparatório, o CDM  passa por pequenas reformas e consertos, como é possível ver na foto acima, nos portões, feita por João Vilnei, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

* A organização e promoção da Multifeira é da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), entidade para a qual a Prefeitura, apoiadora do evento, cedeu o Centro Desportivo.

* Como contrapartida a este apoio,  a Cacism faz o conserto de portas, janelas e outros reparos necessários no CDM, além de realizar pintura e limpeza do espaço.

* A Multifeira é considerada um dos eventos multissetoriais mais importante do Estado. Com o slogan “Uma história construída por gerações”, a Feisma tem a expectativa de receber 100 mil visitantes.

* A semana inicia, na Assembleia, com a expectativa (e o debate sobre) para o recebimento dos projetos do Palácio Piratini, que mudam os Planos de Carreira e a Aposentadoria dos servidores.

* Mas isso, ao que tudo indica, ainda demandará mais algum tempo. Então, o jeito é ir tocando o que há e votar. Aliás, o que e quantas matérias serão apreciadas somente se saberá no final da manhã de terça.

* É o momento em que acontece a tradicional reunião semanal da Mesa Diretora do parlamento gaúcho, com os líderes dos partidos com bancadas no Legislativo.

* Um único projeto tramita em regime de urgência. E, portanto, tem que ser votado até 30 dias após protocolado. Trata-se do PL_431/2019, que institui o Código Estadual do Meio Ambiente.

* Ainda sobre a Assembleia acontece, no início da tarde de quarta-feira, na Sala Professor Salzano Vieira da Cunha, uma reunião da Comissão da Revisão Legal.

* Presidido pelo santa-mariense Giuseppe Riesgo, do Novo, o colegiado vai apreciar o plano de trabalho e, também, eleger o seu vice-presidente e o relator.

* O projeto de lei que aumenta os casos permitidos de porte de armas é o destaque da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, entre esta terça-feira e quinta.

* O substitutivo do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) para o Projeto de Lei 3723/19, do Poder Executivo, diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas.

* A proposta também permite o porte de armas para os maiores de 25 anos que comprovem estar sob ameaça e aumenta as penas para alguns crimes com armas.

* Por fim, se a matéria virar lei, sera permitida a regularização da posse de armas de fogo sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou negativa de antecedentes criminais.

* O Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas da UFSM será inaugurado nesta segunda na “casa” ao lado do prédio da antiga reitoria, na rua Floriano Peixoto, 1176.

* Conforme material disponível no site da Universidade (AQUI), a palestra de inauguração será ministrada às 9h pelo professor André Luis Ramos Soares.

* Ele vai falar sobre a exposição “A trajetória da arqueologia no Rio Grande do Sul”, que será aberta também nesta segunda.

* Serão expostos artefatos do acervo pré-colonial do laboratório e maquetes que representam diferentes locais e povos que ocuparam o território sul-rio-grandense antes da chegada dos europeus na América.

* A visita à exposição é gratuita e será guiada pela equipe e bolsistas do laboratório, mediante agendamento pelo e-mail lascaufsm@gmail.com ou pelo telefone (55) 3220-9240.

LUNETA ELETRÔNICA. Feisma e o CDM, Assembleia, armas, educação infantil e a Prefeitura, arqueologia... - luneta-prefeitura-educação-infantil* Os responsáveis pelas crianças de 4 anos, completos até 31 de março de 2020, precisam ficar atentos à Campanha de Inscrições e Rematrículas para a Educação Infantil.

* Nesta segunda, a Prefeitura abrirá as inscrições no site  www.santamaria.rs.gov.br. O prazo se encerra no dia 1º de novembro de 2019.
* O objetivo é, novamente, assim como neste ano, zerar a demanda e designar às escolas todos os alunos de 4 e 5 anos (foto acima, do arquivo da AICV) inscritos, cumprindo a obrigatoriedade do Município.

* A Secretaria de Educação ressalta que também haverá pontos nas escolas no Núcleo de Matrículas da Educação Infantil (Alameda Montevideo, nº 313 – Edifício Sobral Pinto, 1º andar).

* A confirmação da matrícula será feita na própria escola, do dia 2 ao dia 6 de dezembro. Para outras informações, inclusive a documentação necessária, vale conferir material da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *