SARAMPO. Dia D de Vacinação movimentou as Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria

SARAMPO. Dia D de Vacinação movimentou as Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria

SARAMPO. Dia D de Vacinação movimentou as Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria - Pozzobom-vacinação

Prefeito Jorge Pozzobom acompanhou o dia de vacinação. Foco foi aplicar a dose em crianças de 6 meses e menores de 5 anos. Foto João Alves

Por Maurício Araujo / Prefeitura de Santa Maria

Sábado (19) foi o Dia D de atualizar a Caderneta de Vacinação e ajudar a interromper a circulação do vírus do sarampo no país. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abriram suas salas de vacina para imunizar o maior número de crianças possível. A ênfase foi para a aplicação da dose em crianças de seis 6 a menores de 5 anos.

“Avaliamos como positiva a campanha em Santa Maria, dentro do esperado. Houve procura em todas as unidades que abriram”, disse o secretário de Saúde, Francisco Harrisson.

Para incentivar a participação da população e cumprimentar os servidores pelo trabalho, o prefeito Jorge Pozzobom também visitou as unidades de saúde.

Ressalta-se que pessoas com até 29 anos, que fazem parte da segunda etapa de vacinação, também puderam atualizar a caderneta (confira abaixo). Para garantir a dose, é necessário que pais ou responsáveis apresentem o cartão do SUS.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo reforça a atualização da caderneta de vacina, ocorrendo em duas etapas, nos meses de outubro e novembro. Até o próximo dia 25, os pais de crianças de seis meses a menores de 5 anos devem levar os pequenos em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para a verificação da caderneta. Caso a criança não tenha sido imunizada, receberá a dose.

Esses dois públicos foram priorizados porque estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Calendário

Para crianças de seis meses a menores de 5 anos
– Neste sábado (19)
Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs
– Até 25 de outubro
Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
– Levar cartão do SUS

Para pessoas de 20 a 29 anos
– De 18 a 30 de novembro
Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
– 30 de novembro
Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *