Destaque

BASTIDORES. A superobra da Corsan, petistas e o Calçadão, Ranolfo na cidade, cemitérios, muitos doces

Helen Cabral, presidente do PT, e Tiago Aires denunciaram no Ministério Público Estadual a situação do Calçadão de Santa Maria

Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação e Allysson Marafiga/AICV/CPI), da equipe do Site

A presidente do PT/SM, Helen Cabral, e o também petista Tiago Aires não ficaram contentes com as críticas que receberam, semana passada, pelo protesto no Calçadão. Na ocasião, a dupla afixou diversos cartazes em locais danificados onde se lia “Santa Maria está abandonada”. Agora, eles resolveram partir para o ataque.

Na terça (5), Helen e Aires protocolaram uma representação junto ao Ministério Público Estadual denunciando o risco à integridade física e a insegurança a que estão expostos os santa-marienses no Centro de Santa Maria, sobretudo, no Calçadão. Segundo a dupla, o problema ocorre por omissão da Administração Municipal.

Entre os problemas listados no documento estão buracos, lajotas quebradas e soltas, lixeiras sucateadas, bancos quebrados, restos de metal enferrujados e presos ao chão, bueiros enferrujados e com buracos, grades tortas, ausência de postes iluminação, entre outros.

Na quarta (6), ambos protocolaram no Legislativo um pedido de direito de resposta contra as críticas que receberam dos vereadores de situação, na sessão de 31 de outubro. O objetivo é rebater no Parlamento declarações de Admar Pozzobom (PSDB), Cezar Gehm (MDB) e João Ricardo Vargas (PSDB).

Deili Silva, Juliano Soares e Daniel Diniz, integrantes de CPI formada na Câmara, foram observer “in loco” a situação dos cemitérios

CPI dos Cemitérios

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades nos cemitérios municipais de Santa Maria fez vistoria no Campestre do Menino Deus e no Jardim da Saudade, na manhã desta quarta (6). A CPI é formada por Deili Silva (PTB), presidente; Juliano Soares – Juba (PSDB), relator; e Daniel Diniz (PT), relator.

No campo-santo do Campestre os vereadores se depararam com o descaso em relação ao recolhimento do lixo e a inexistência de drenagem, o que provoca acúmulo de água no entorno dos túmulos. Além de o terreno apresentar desníveis, há dificuldade de locomoção no interior do cemitério em razão da falta de acessibilidade.

No Jardim da Saudade, na Caturrita, o problema observado foi a falta de manutenção e limpeza dos túmulos, assim como a proliferação de mosquitos.

As próximas visitas do trio serão no Cemitério Pau-a-Pique, no bairro do Passo das Tropas, e no Cemitério São Geraldo, no distrito de Pains.

Corsan

A Corsan dará início, nesta quinta-feira (7), às obras de duplicação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Santa Maria, um investimento de R$ 26 milhões.

A ETE tem capacidade de tratamento de 260 litros por segundo. Assim que a obra for concluída, em um prazo estimado de 720 dias, a vazão do tratamento será duplicada, passando a capacidade para 520 litros por segundo.

A obra vai beneficiar mais de 277 mil pessoas. Serão realizadas reformas da estrutura existente com modificação do sistema de aeração e elevação do esgoto bruto, e implantado o módulo II para tratamento químico do esgoto doméstico.

Ranolfo em Santa Maria

O início das obras pela Corsan será marcado, óbvio, por um ato político. Às 11h, no Salão do Santuário do Divino Espírito Santo, em Camobi, será assinada a ordem de serviço. O evento contará com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Jr (PTB).

Às 13h30min, no Salão Nobre do Hotel Itaimbé, Ranolfo ministrará uma palestra sobre o programa RS Seguro.

Fora os compromissos oficiais, Ranolfo também deverá participar de rápidos encontros relacionados ao PTB/SM. Nos bastidores, comenta-se que os dois vereadores do partido em Santa Maria, Deili Silva e Ovidio Mayer, estudam trocar de sigla em março, quando estará aberta a janela para mudança de legenda sem perder o mandato.

Doces são comercializados no Parque da Medianeira. E nem precisa ser no domingo. Eles estão lá, a partir das 8 e meia da manhã

Doces da Medianeira

Agora, esqueça os pormenores da política santa-mariense e foque no principal: os doces da Medianeira.

Esta é a melhor semana do ano para quem deseja comprar doces em Santa Maria, pois já estão sendo comercializados os da Romaria, que ocorre no domingo (10).

São cerca de 1,5 mil doces feitos por dia e que são comercializados (até a Romaria), das 8h30min às 19h, no Parque da Medianeira. Uma dica: os merengues são imperdíveis!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo