Arquivo

Convenção. PMDB reelege hoje Michel Temer. E gaúchos estarão representados na direção

Perto de 600 convencionais, e mais de 800 votos (alguns têm mais de um sufrágio, por conta das posições que ocupam no partido ou no Congresso). É o que esperam os peemedebistas do Brasil inteiro, que se reúnem em Brasília para eleger seu Diretório e a Executiva.

 

Haverá chapa única, liderada pelo atual presidente, Michel Temer. E estima-se que apenas (se um improvável acordo de última hora não tenha sido costurado) um pequeno grupo, ligado ao senador Renan Calheiros, de Alagoas, possa boicotar o evento. Calheiros, junto com José Sarney, foi o principal articulador da abortada candidatura do santa-mariense, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, à presidência do maior partido do país.

 

Em todo caso, está garantida a participação dos gaúchos na convenção. Se houver alguma ausência, será numericamente irrelevante. Mais que isso: peemedebistas do Sul com absoluta certeza estarão na chapa de 119 nomes para o Diretório. E é uma boa aposta acreditar que o  PMDB do Rio Grande do Sul tenha, também, representante na Executiva. O nome mais citado, aliás, mas pode ser outro, é o do deputado federal Darcisio Perondi que, contra a maré gaúcha, apóia Temer desde o primeiro instante.

 

Os veículos de comunicação, obviamente, estão dando o merecido destaque ao evento de hoje, em Brasília. Leia, por exemplo, um dos textos publicados pelo Jornal do Brasil, com informações da Agência Brasil, e que destaca o fato de, qualquer que seja o resultado do evento dominical, o peemedebismo seguirá participando da coalizão governista da qual é, junto com o PT, o principal protagonista. A seguir  

 

“PMDB vai para convenção neste domingo garantindo apoio ao governo

 

O PMDB realiza sua Convenção Nacional neste domingo, em Brasília, para eleger a nova direção do partido. O atual presidente da legenda, deputado Michel Temer (SP), em chapa única, deverá ser reeleito para comandar o partido por mais dois anos.

 

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim lançou sua candidatura para disputar com Temer, mas renunciou, apesar do apoio da maioria dos governadores e da quase totalidade dos senadores.

 

A disputa pelo comando do partido vai afastar da convenção figuras importantes como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). – Nossas divergências são políticas. Não há nada de pessoal. Apoiei a candidatura de Nelson Jobim, estou solidário a ele. Não irei à convenção – anunciou nesta sexta-feira Renan Calheiros.

 

Segundo ele, o PMDB precisa se revitalizar e o atual comando da legenda está há oito anos controlando o partido. – Existem divergências de pessoas entre os que estavam com Jobim e os que estão com Temer – afirmou Renan Calheiros.

 

Apesar da disputa interna por mais espaço no partido, os dois lados estão juntos no apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Renan Calheiros garantiu que continua firme trabalhando para garantir a governabilidade, ajudando o governo na aprovação de propostas no Senado…”

 

SE DESEJAR ler a íntegra, clique http://jbonline.terra.com.br/extra/2007/03/09/e090321490.html 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo