EconomiaInternet

REDE SOCIAL. Instagram, mais que fotos e vídeos

Por LEONARDO MACHADO MARTINS (com foto de Reprodução), Especial para o Site (*)

Quando se fala em rede social, não é possível deixar de fora o Instagram, uma das ferramentas mais usadas, tanto no dia a dia quanto no meio profissional, tanto por pessoas quanto por empresas que visam a aumentar sua divulgação midiática.

O Instagram é a ferramenta que mais vem ganhando os celulares pelo mundo, devido a sua grande funcionalidade e fácil utilização. O aplicativo é uma rede social destinada para fotos e videos e é totalmente gratuito, com um sistema de fácil interação entre os usuários.

Segundo o professor de mídias sociais da UFN, Mauricio Dias, “a rede que mais cresceu em 2019 foi o Instagram: já conta com um bilhão de usuários e em média 500 milhões de pessoas acompanham os “stories”. Então, é a rede que está mais propensa para a divulgação de negócios”.

A plataforma é muito usada entre os chamados “digital influencers”, mais conhecidos como “blogueiros”, que através do Instagram, conseguem manter contato e interagir com os seus fãs, através dos stories, onde divulgam em tempo real o que estão fazendo durante a sua rotina, como se fosse uma espécie de “making off” da sua rotina de trabalho.

Muitas empresas acabaram voltando os olhos para a ferramenta, e conseguem ver nos “digitais influencers” a chance de divulgação das suas marcas e produtos, através de permutes. Por elas, o blogueiro recebe o produto para fazer a divulgação. Segundo um estudo realizado pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) (AQUI), o número de empresas no Instagram cresceu cerca de 33% no ano de 2018.

Por vezes, muitos usuários acabam usando pessoal e profissionalmente. “Eu acabo sempre utilizando o instagram na minha rotina diária, por isso tenho duas contas, uma para interagir com os meus amigos e outra para fazer a divulgação do meu trabalho”, ponderou o estudante de jornalismo Felipe Monteiro, de 26 anos.

O Instagram é uma ferramenta rápida e prática, que pode ajudar muito no âmbito profissional e social. Além dos stories e fotos, também conta com o IGTV, que é onde o usuário pode postar vídeos com uma duração maior e muito mais elaborada, diferentemente do feed, que só aceita vídeos de até 1min de duração. Além disso, o aplicativo possibilita fazer vídeos ao vivo através dos stories.

A popularidade do Instagram faz com que muitos usuários utilizem a ferramenta para vários afazeres do dia a dia, ajudando e facilitando as atividades, desde as mais simples até as mais complexas, tornando-se o braço direito de muitas pessoas que trabalham através das redes sociais.

(*) Leonardo Machado Martins é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo