PrefeituraSaúde

SAÚDE. Central Telefônica do SAMU em Santa Maria já está em atividade. Prefeito acompanhou a abertura

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria da Prefeitura

Já está em funcionamento a Central Telefônica SAMU em Santa Maria

A garantia de mais agilidade nos atendimentos móveis de urgência e emergência para a população por meio do Samu foi comprovada durante o primeiro turno de serviços. Desde as 7h desta segunda-feira (11), a regulação médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está sendo feita por Santa Maria, e não mais de Porto Alegre. O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou (foto ao lado) parte da iniciativa na nova estrutura da Central.

“O que estamos fazendo é salvar vidas e, por isso, a importância deste serviço. Estamos agilizando toda a conduta a ser tomada pelos médicos. É satisfatório fazer esta regulação e perceber, desde o início, que o trabalho está valendo a pena”, confirma o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do secretário de Saúde, Francisco Harrisson, e do secretário adjunto da pasta, Guilherme Ribas.

A Central Telefônica do Samu com regulação médica local funciona diariamente das 7h às 19h. Nos demais horários, a regulação se dá por Porto Alegre. Por volta das 9h desta segunda-feira, três atendimentos estavam sendo realizados e podiam ser acompanhados em tempo real no telão. O primeiro chamado durou 1 minuto e 12 segundos – entre a ligação para o 192, a triagem realizada por Porto Alegre, a regulação médica por Santa Maria e a saída da ambulância para o atendimento. Já o segundo chamado teve duração de 1 minuto de 23 segundos. Os números atestam que a regulação médica local já apresenta resultados positivos, conforme o médico regulador Luis Felipe Pippi.

Em 2011, o Município passou a contar com o Samu. Agora, Santa Maria é pioneira no Estado no sentido em que o Município não vai usar médicos intervencionistas para regular os atendimentos. A equipe da regulação compartilhada é composta por sete médicos reguladores treinados, além da equipe intervencionista de oito médicos emergencistas, que já atua no Samu e é usada para atendimentos dos pacientes nas ambulâncias.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo