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ESTRADAS. Rota alternativa terá edital para estudos de viabilidade e do seu trajeto

Pimenta promoveu a audiência pública acontecida nesta sexta, em Santo Angelo
Pimenta promoveu a audiência pública acontecida nesta sexta, em Santo Angelo

Audiência pública acontecida nesta sexta-feira debateu a rota alternativa que ligará o norte/noroeste do Estado ao Porto de Rio Grande, passando por Santa Maria – muito provavelmente envolvendo os distritos de São Valentim e Santa Flora. Até novembro deve ser publicado o edital para escolher a empresa que fará os estudos, inclusive os de impacto ambiental e do trajeto definitivo.

O encontro, que aconteceu em Santo Ângelo e teve a participação de santa-marienses, teve como promotor o deputado federal Paulo Pimenta (PT) e a presença do diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (DNIT), Hideraldo Caron. Os detalhes estão em material distribuído pela assessoria do parlamentar. A foto é de Fabrício Carbonel. Confira:

BR 392 poderá ter obras iniciadas em 2011

Uma audiência pública, na cidade de Santo Ângelo, debateu as etapas necessárias para a inclusão da construção da BR 392, trecho Santa Maria-Santo Ângelo, no orçamento da União. A reunião, promovida pelo gabinete do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) em parceria com as prefeituras dos municípios da região das Missões e Central, teve a presença do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hideraldo Caron

Para Pimenta, o trecho de aproximadamente 220 quilômetros é uma obra fundamental devido a sua localização estratégica no Rio Grande do Sul. “Essa rodovia mudará a logísitca do escoamento da produção do estado, garantindo um impacto positivo na economia e no desenvolvimento das comunidades produtoras, como a região de Santa Flora e São Valentim de Santa Maria, São Pedro do Sul”, exemplificou Pimenta. 

O parlamentar destacou ainda que a BR 392 será uma das mais importantes obras a ser realizada num futuro próximo, totalmente com recursos federais. Pimenta espera contar com o apoio da bancada federal para que a BR 392 tenha a mesma capacidade de andamento das obras da BR 158, entre Santa Maria e Rosário do Sul, inaugrada em setembro de 2008.

Segundo o diretor do DNIT, Hideraldo Caron, para que a BR 392 saia do papel é preciso que seja lançado o edital de licitação de contratação dos estudos de viabilidade, impacto ambiental projeto de engenharia de pavimentação da obra, o que deverá ser feito até o final de novembro deste ano. Esses estudos vão definir o traçado por onde passará a rodovia. De acordo com Caron, se tudo ocorrer conforme previsto, esses estudos estarão concluídos até 2010, o que permitirá a inclusão da BR 392 no orçamento da União a partir de 2011, mesmo ano em que, espera Caron, seja lançado o edital de licitação das obras.”

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