PartidosPolítica

PARTIDOS. Santa Maria perde 1,7 mil filiados em um ano. Enquanto grandões caem, PSL e o Novo crescem

PT continua sendo o partido com o maior número de filiados em Santa Maria. Porém, no período de um ano, sigla perdeu 406 filiados

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Claudine Friedrich/Divulgação), da Equipe do Site

Santa Maria apresenta uma queda no número de filiados em partidos políticos. Em outubro do ano passado, 28.209 pessoas eram vinculadas em alguma agremiação. Um ano depois, o número caiu para 26.418, com 1.791 filiados a menos (queda de 6,35%). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os partidos tradicionais foram os mais desfalcados.

Juntos, PDT (-488), MDB (-406), PT (-399), PP (-271), PTB (-238) e PSB (-127) perderam 1.929 filiados entre outubro de 2018 e outubro de 2019. Por outro lado, PSL (+177), Novo (+143), Podemos (+103), PCdoB (+65) e PSOL (+42) receberam 530 novas filiações no mesmo período.

Em outubro de 2018, Santa Maria possuía filiados em 32 siglas. Um ano depois, 30 agremiações estão representadas na cidade. Isso acontece devido as fusões entre PPL e PCdoB e entre PHS e Podemos. Por esse motivo, Podemos e PCdoB estão entre as siglas com o maior salto na quantidade de filiados no município.

Considerando apenas o número total de filiados em outubro deste ano, apenas sete partidos possuem mais de mil simpatizantes registrados: PT (6.685), MDB (3.594), PP (2.889), PDT (2.702), PSDB (2.170), PTB (1.935) e DEM (1.559).

Entre os grandes, apenas o PSDB não apresentou variação negativa no período analisado, porém o saldo é de apenas quatro filiações. Ou seja, o tucanato vive um momento de estagnação em Santa Maria.

Já o PSL, a sigla que mais cresceu no período, vive um período de incógnita. Com a saída do presidente Jair Bolsonaro da sigla, qual será o destino de seus 246 filiados? A tendência é que boa parte acabe zarpando para o Aliança pelo Brasil, que ainda está em fase de criação.

O partido que teve o maior crescimento orgânico no período foi o Novo, que não contou com um Jair Bolsonaro ou com fusões para passar de 54 para 197 filiados. Porém, o Novo também está na corda bamba. Se a Direção Nacional do partido não autorizar uma candidatura ao Executivo de Santa Maria, em 2020, o crescimento da legenda poderá sofrer um baque.

Abaixo, confira a relação de filiados na cidade:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo