Artigos

Bastidores do apoio à UFSM, no caso EBSERH – por Carlos Costabeber

No inicio de novembro comecei a me interessar pelo assunto EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), ao ver os protestos contrários a sua adesão pela UFSM.

Procurei então o Reitor Felipe e o seu Vice, Dalvan, além da Dra. Elaine Resener, para me inteirar do que estava acontecendo. E fiquei alarmado! De um lado, a deterioração do Hospital Universitário e a instabilidade do pessoal terceirizado através do Fatec; e de outro, a completo desinteresse da sociedade local com o que estava acontecendo.

Procurei então dois amigos: o Caio Jordão, que comanda o Corede Centro, e o João Mário, Prefeito de Jaguari e Presidente da AMCentro. Colocada a situação, eles decidiram se mobilizar com urgência, pois é grande a dependência do HUSM pelas cidades da região.

O passo seguinte foi uma reunião entre essas entidades e o Reitor Felipe, lá na Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. O Vilson Serro e eu, como Presidente do Conselho da Agência, recebemos os convidados.

Ali foi agendada uma palestra da Dra. Elaine Resener, para todos os Prefeitos e Secretários da Saúde da AMCentro.

Além de deixar as autoridades a par da critica situação do HUSM, a Dra. Elaine pode interagir com todos; e de deixar as portas do Hospital e do seu Gabinete para os municípios da Região.

O passo seguinte foi convocar os Prefeitos e o pessoal da saúde, para estarem presentes na reunião do Conselho Universitário no final de novembro. O que realmente aconteceu! Só que houve uma frustração geral, pois um pedido de vistas postergou a decisão para o dia 12 último.

Novamente houve a convocação da AMCentro, para que os Prefeitos voltassem a Santa Maria naquela tarde do dia 12. Dessa vez, com o forte apoio UAC – União das Associações Comunitárias de Santa Maria, com seus 50.000 associados.

Depois disso, todos já sabem o que houve naquela tarde, quando a reunião do Conselho Universitário foi interrompida, depois da brutal invasão por um pequeno grupo de descontentes. Para mim, foi um ato de desespero e antidemocrático, já que toda a sociedade santa-mariense e gaúcha apoia integralmente a decisão de aderir à EBSERH.

No final daquela mesma tarde, na inauguração do Tecnoparque, o Reitor liberou a informação de que havia oficializado a adesão da UFSM à EBSERH. Disse-nos ele, que entre todos os apoios recebidos, foi marcante a presença dos Prefeitos nas reuniões do Conselho.

Em síntese, esses foram os bastidores de uma ação estratégica, que uniu as prefeituras gaúchas, em prol da salvação do HUSM.

Ao fim dessa narrativa, fica um agradecimento muito especial ao Reitor Felipe Muller, que mesmo em fim de mandato, se posicionou firmemente a favor da adesão do HUSM.

Também o novo Reitor, Prof. Paulo Burmann, pela atitude consciente em defender essa decisão. Afinal, ele será outro grande beneficiado, pois estará livre das questões envolvendo o HUSM, para se dedicar integralmente ao ensino, pesquisa e extensão da UFSM.

E um reconhecimento muito especial a AMCentro, na figura do Prefeito João Mário, pela mobilização realizada; assim como à UAC, que tem nos seus milhares de associados, uma esmagadora presença de usuários do SUS e do Hospital Universitário.

E um destaque especial ao Conselho Municipal da Saúde, que por um bom tempo, lutou sozinho contra as críticas, e em defesa da adesão à EBSERH.

Agora está tudo nas mãos da Universidade, em suas tratativas para a imediata contratação de 900 profissionais da saúde, e para receber novos investimentos em equipamentos e estrutura física.

Acredito que Santa Maria e o Rio Grande se saíram vencedores nessa luta.

Afinal, foi bom ter lutado uma boa luta pela minha cidade!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Maria Helena, escreva um artigo com suas razões e dos sindicatos, com os motivos contra a EBSERH. Quem sabe, você convença, quem ache que é só corporativismo, como eu.

  2. Foi a melhor ação do Reitor nesses anos de gestão da UFSM. O HUSM está sucateado, a FATEC continua como um braço armado das forças elitistas, só que agora com o olho pesado da justiça em cima e não tem condições de manter o hospital em dia. EBSERH é a salvação.

  3. Logo nos primeiros semestres do curso de jornalismo aprendemos a importância de consultar várias fontes antes de escrever qualquer coisa. Se a sua intenção era falar sobre os bastidores, então por que não falou com a SEDUFSM? Com o dito “pequeno grupo de descontentes”? Com o DCE? Algum motivo para ser contra a EBSERH eles tem, não só um, vários. A EBSERH só atende aos interesses financeiros e elitistas destes que são citados nesse parco texto. E desde quando a sociedade santa mariense apoia integralmente essa ação? Por um acaso o abaixo assinado contra a privatização do HUSM não conta? 5 mil assinaturas por um acaso é um pequeno grupo descontente?

    Lamentável texto, lamentável ação do reitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo