Política

BASTIDORES. Partidos vão ao CNJ para proibir apoio de cartórios ao Aliança, 4ª CRS e a Secom de Bolsonaro

Colégio Notarial do Brasil orienta como tabeliães devem prosseguir em relação às fichas de apoiamento à criação do Aliança pelo Brasil. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

O PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB decidiram apresentar formalmente um pedido de providências ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para suspender, em todo o país, o apoio de Cartórios de Notas à filiação de membros do partido Aliança pelo Brasil. A criação da nova legenda mobiliza apoiadores do presidente Jair Bolsonaro por todo o país, inclusive em Santa Maria.

Além da suspensão do apoio à sigla, os partidos vão requerer a apuração de prática de improbidade administrativa. O CNJ é, por lei, a instância corregedora dos Cartórios de Notas, que são concessões públicas e não podem exercer atividades de natureza político-partidária.

Em seu site, o Colégio Notorial do Brasil orienta todos os cartórios do país como proceder em relação às fichas de apoiamento ao Aliança pelo Brasil, prática que seria irregular. Os cartórios também foram orientados a receber e armazenar as fichas assinadas, com firmas reconhecidas, para serem entregues a um representante credenciado do novo partido de Bolsonaro.

Confira o pedido de providências de PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB.

4ª CRS

A secretária adjunta de Gestão e Modernização Administrativa da Prefeitura de Santa Maria, Fabrícia Ennes da Silva Costa, é a nova titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), no lugar de Roberto Leopoldo Schorn.

Já a coordenadora adjunta da 4ª CRS será Carla Luciane Boniatti, que atua em cargo administrativo no Hospital de Caridade. Ela assumirá o posto deixado por Marilisa Vilagrand da Rosa, que foi exonerada.

As designações foram publicadas na edição de quarta-feira (15) do Diário Oficial do Estado e já causam polêmica entre aliados do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

O PROS/SM, que apoiou a campanha do governador Eduardo Leite (PSDB), anisava pela indicação do cirurgião-dentista Moacir Alves, que atuou na coordenação da 4ª CRS entre 2015 e 2016.

“O PROS em nível de Estado fez a indicação do doutor Moacir para voltar à coordenação da 4ª CRS, avalizado por dois abaixo-assinados dos servidores”, explica o presidente municipal do PROS, Jefferson Nunes.

A tendência, agora, é de que o partido se afaste de Pozzobom. A sigla inclusive estuda a possibilidade de lançar candidato próprio ao Executivo.

Comunicação

Reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo revelou que o chefe da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Fabio Wajngarten, recebe, por meio de uma empresa da qual é sócio, dinheiro de emissoras de TV e de agências de publicidade contratadas pela própria pasta, ministérios e estatais do governo Jair Bolsonaro.

A Legislação proíbe integrantes do governo de manter relação com empresas que possam ser afetadas por suas decisões. O futuro de Wajngarten na Secom é incerto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. NOTA
    O PROS Gaúcho e o PROS de Santa Maria, notadamente este, apoiou a candidatura de Jorge Pozzobom fazendo parte da coligação que o elegeu em 2016, da mesma forma desde o primeiro momento apoiou a candidatura de Eduardo Leite ao Piratini inclusive com a dobradinha a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, Professor Wambert Gomes di Lorenzzo e Dr. Moacir, contribuindo para a vitória de Leite ao governo do estado e, naturalmente, indicou cargos para compor os referidos governos sendo um deles o retorno do Dr. Moacir como Delegado Regional de Saúde titular da 4ª CRS considerando o reconhecimento da sociedade regional a atuação do mesmo nesta pasta, lamentavelmente o governo Pozzobom e o Governo Leite abandonam seus parceiros de primeira hora e ludibriam partidos e pessoas em proveito de ilustres desconhecidos deixando de respeitar indicações de servidores e lideranças políticas. A resposta do PROS vira com quadros políticos qualificados para as próximas eleições, inclusive, com candidatura própria ao executivo ou compondo majoritária.
    Jéferson Nunnes – Presidente PROS SM
    Comissão Executiva Municipal do PROS
    2019/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo