Educação

ARTIGO. “Para receber os alunos e garantir melhores estruturas, abrimos 10 novas turmas”, diz Pozzobom

Um ano cheio de expectativas e com a certeza de mais conquistas ainda na nossa Rede Municipal de Ensino

Por Jorge Pozzobom*

A Rede Municipal de Ensino deu início ao seu ano letivo na última quarta-feira, dia 19, com a expectativa de escrever mais um capítulo vitorioso no contexto da Educação. São 1,8 mil servidores na área, incluindo cerca de 1,6 mil professores, e 20 mil alunos que terão o protagonismo de levar o nome de Santa Maria ao cenário de desenvolvimento e conquistas educacionais.

Educação é prioridade em meu Governo. Prova disso são os 490 professores contratados desde que assumi a Administração Municipal. Mas, as ações positivas não se resumem a essas contratações. Vão muito além. São traduzidas nos inúmeros projetos e iniciativas que fazem da nossa Rede Municipal uma referência no país. E, aqui, ressalto o fato de Santa Maria ter ocupado, em 2019, o 1º lugar na Região Sul do Brasil em Educação (e 7º no Brasil) no ranking Connected Smart Cities.

E não é difícil entender como a nossa Educação alcançou esse resultado. Sempre que tenho oportunidade, faço questão de dizer o quanto acredito que o desenvolvimento de uma sociedade passa, obrigatoriamente, pela Educação, pelas ferramentas que moldam o cidadão e que oportunizam melhores condições de vida. E tive a certeza disso tudo na última terça-feira, dia 18, quando centenas de educadores da Rede Municipal estiveram reunidos no Centro de Convenções da UFSM para um evento de boas-vindas neste começo de ano letivo.

Evento esse organizado com maestria pela Secretaria Municipal de Educação, que é liderada pela secretária Lúcia Madruga, a quem chamo de “Prefeita da Educação” por tudo o que ela representa nessa caminhada árdua, mas vitoriosa na Educação santa-mariense. Confesso que me emocionei ao olhar no semblante de cada professor que lá esteve presente. De ter tido a oportunidade de ver o entusiasmo e a expectativa dos nossos educadores diante de mais uma jornada que começa.

Com base em tudo o que presenciei nesse evento de boas-vindas – e que teve como atrações o cantor Beto Pires, ícone de nossa Santa Maria, e o poeta cordelista Bráulio Bessa, talento nacional e que encantou a todos com seus versos –, tive a clara percepção de que colheremos mais frutos ainda neste ano de 2020 na Educação do Município.

Ao longo da última semana, 77 escolas da Rede retomaram as aulas, sendo 54 EMEFs e 21 EMEIs, além da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET) e da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI). E, para receber os alunos e garantir melhores estruturas, abrimos 10 novas turmas em diferentes instituições, como nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) São João Batista, Chácara das Flores e Bandeira Medina.

Na esteira do crescimento da Rede ao longo dos últimos três anos – com a criação, por exemplo, de cerca de 1,5 mil vagas na Educação Infantil e a abertura da EMEF Ivanise Jann de Jesus, no Loteamento Cipriano da Rocha, em setembro passado –, teremos mais iniciativas para comemorar ao longo de 2020. Em março, nossa expectativa é pela inauguração de mais uma escola de Educação Infantil, a EMEF Glaci Corrêa da Silva, na Vila Brenner, Bairro Divina Providência, que, a exemplo da EMEF Ivanise Jann de Jesus, passa por uma longa espera de quase 10 anos. O ano da Rede Municipal de Ensino também será marcado pelas paradas de formações de professores, pela participação, sempre crescente, dos nossos alunos nas feiras e mostras científicas da cidade, pela inclusão de escolas no projeto Educação Gaúcha Conectada, com investimento significativo em tecnologia, entre outras ações que fazem a Educação Municipal ser diferenciada.

Que tenhamos uma temporada de mais conquistas ainda. A Educação é e continuará sendo prioridade em meu Governo, porque acredito que só ela é capaz de transformar realidades. Professores, demais servidores da área e alunos, sejam todos muito bem-vindos nesta jornada que recomeça!

*Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

Observação do site: A imagem que ilustra o artigo foi registrada no evento de boas-vindas ao ano letivo, na última terça-feira (18), no Centro de Convenções da UFSM. No registro, destaque para o prefeito Jorge Pozzobom e o poeta Bráulio Bessa. Crédito: João Alvez / Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo