Estado

ESTADO. Segunda parcela do IPVA vence dia 28

Por Assessoria de Comunicação do Governo RS

O dia 28 de fevereiro é a data limite para os contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPVA 2020 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) quitarem a segunda parcela, com desconto de 2%. Além disso, os proprietários de veículos que quiserem quitar antecipadamente o imposto tem até a mesma data para garantirem o desconto de até 21,6% no pagamento integral do IPVA. Para chegar neste total é necessário diminuir 2% da antecipação, além da dedução dos descontos máximos do programa Bom Motorista (até 15%) e Bom Cidadão (até 5%).

De acordo com a Receita Estadual, a frota tributável no RS em 2020 é de cerca de 3,7 milhões veículos. Destes, 1.721.796 veículos têm desconto do Bom Motorista, que avalia o período do proprietário do veículo sem infrações cometidas no trânsito. O desconto do Bom Cidadão, conforme a participação no Programa Nota Fiscal Gaúcha, alcançou um total de 552.667 veículos com a vantagem. Ambos os programas podem ser acumulados e são validados apenas para pagamento antecipado do IPVA, ou em dia, de acordo com a data no calendário por vencimento de placas.

A arrecadação estimada para 2020 é de aproximadamente R$ 3 bilhões. O valor é dividido em 50% para o Estado e 50% para o município do licenciamento do veículo. Para realizar a quitação do imposto, o cidadão deve apresentar ou ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), ou a placa e o Renavam do veículo.

 

Pagamento

Junto com o IPVA, também há a possibilidade de pagar o seguro obrigatório (DPVAT), a taxa de licenciamento e multas. O pagamento pode ser pela internet, agência ou ponto de atendimento nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e agências lotéricas da Caixa.

Mais informações sobre o tributo estão disponíveis no site do IPVA e no aplicativo IPVA RS (na App Store e Google Play). Para consultar valores, multas e pendências nessas plataformas é preciso informar a placa e o Renavam.

 

Dúvidas

Para IPVA de exercícios anteriores (inscritos em Dívida Ativa) os pagamentos devem ser realizados no Banrisul, Banco do Brasil (somente para correntistas) e Banco Sicredi.

Para questões referentes a cadastros de veículos, licenciamentos e multas de trânsito, o contato deve ser feito com o Detran e CRVA’s. Outras eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do canal Dúvidas Frequentes ou pelo Plantão Fiscal Virtual, ferramenta online disponível no site da Receita Estadual.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo