EXCLUSIVO. Confira lista com cargos e indicações do Progressistas para manter aliança Pozzobom e Cechin
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) terá que fazer uma profunda reforma administrativa no governo Municipal, caso deseje manter firme a dobradinha com o vice-prefeito Sérgio Cechin (PP) no pleito de outubro. Os caciques do Progressistas já possuem em mãos uma lista com os cargos que desejam ver ocupados na Prefeitura a fim de garantir a continuidade da coligação. São cogitados 14 postos, que incluem três secretarias, duas secretarias extraordinárias, coordenadorias e subprefeituras.
A lista começou a ser formulada na quinta-feira (30), mesmo dia em que Marco Jacobsen tomou posse na presidência no lugar de Mauro Bakof (AQUI). O ex-presidente deixou o partido porque é contra a continuidade da coligação com o PSDB (AQUI).
Entre os cargos que interessam ao PP estão os postos que serão deixados pelo MDB, como a Secretaria Municipal de Saúde, que hoje tem como titular Francisco Harrisson (MDB); a pasta de Cultura, Esporte e Lazer, comandada por Marta Zanella (MDB); e a superintendência de Habitação, liderada por Wagner Bitencourt (MDB).
O PP também objetiva diminuir o poder do Democratas na Administração Municipal, buscando a titularidade da pasta de Desenvolvimento Rural, que desde o governo de Cezar Schirmer (MDB) é gerida por Rodrigo Menna Barreto (DEM).
Outra meta do PP é acomodar o ex-vereador e militante histórico do partido, Luiz Gonzaga Trindade, o Gogô, em uma subprefeitura. Gogô é cogitado para atuar na coordenação de campanha de Marcelo Bisogno (PDT) à Prefeitura (AQUI).
Além das pastas já citadas, o PP almeja controlar a Secretaria de Desenvolvimento Social, hoje administrada por João Chaves (PSDB), e criar uma inédita Subprefeitura de Camobi. Além disso, Habitação e Defesa Civil se tornariam secretarias extraordinárias para acomodar os cargos do partido no primeiro escalão da Prefeitura.
Conforme o Site apurou, as lideranças do PP devem apresentar a lista para Pozzobom nesta primeira semana de fevereiro. Abaixo, confira os nomes que serão indicados:
Secretário extraordinário de Habitação: Marcelo Portella
Secretário extraordinária adjunto de Habitação: Igor Zuchetto
Secretário extraordinário de Defesa Civil: Rafael Dulor
Superintendente de Defesa Civil: Luiz Guimarães
Secretário de Desenvolvimento Rural: Carlos Roberto Silva
Secretária de Desenvolvimento Social: Marilene Ferreira
Secretário de Cultura, Esporte e Lazer: Jean Pierre Avila
Superintendente de Cultura, Esporte e Lazer: João Batista Muller
Chefe de gabinete do vice-prefeito: Walter Opperman
Subprefeito de distrito: Luiz Gonzaga Trindade – Gogô
Subprefeito de Camobi: Alberto Figueiredo
Subprefeito de distrito: Cristiano Bissacoti
Coordenadoria de trânsito: Beto Rossi
Coordenadoria de postos de saúde: Solon Salles
Denardin e Pozzobon na Vila Oliveira faz parte disso então…
Até o Cechin ta com cara de apavorado…..que teta gostosa que todo mundo quer dar uma mamadinha nem que seja por 10 mesinhos
Querem recuperar em menos de um ano o que foi negado durante os três anos anteriores de governo. Claramente isto e o pior é que sabem que não vão levar o que estão pedindo assim justificando o rompimento.
Questão é que o Progressistas deve ter uns dois votos no Casarão da Vale Machado. MDB tem pelo menos o dobro. Voto na urna, todos sabem que no Brasil se vota pela cara do(a) sujeito(a), quem tem é o Cechin, não o partido. Detalhe: bancada do PP sujeita a chuvas e trovoadas em outubro. Partido teve algo como 10 mil votos na última eleição, chega a um quociente eleitoral mas não dá dois. Detalhe: Dra. Cida ficou na frente do terceiro colocado por 350 votos. Detalhe: mulheres na nominada com uma dúzia de votos, ou seja, só estavam lá para cumprir a cota.
Obvio que não irão levar tudo. Se acontecesse depois da divulgação da lista ficaria parecendo que Cladistone é refém do PP. Problema é que o dito partido não tem tanta bala na agulha assim. Tornaria inviável negociar o possível apoio do PMDB, do DEM, etc. Resumo da ópera: nesta altura do campeonato Jorge tem mais alternativas do que Cechin. Se eleito seria segundo mandato, apoio na próxima eleição municipal esta na balança. Poderia largar a prefeitura para concorrer a deputado em 2022. Poderia colocar o Harrison de vice se o PP roesse a corda.
Fica a questão da lista. Caso de trate de fofoca, invenção de bagrinho até seria compreensível. Agora, se foi ‘vazamento’ ou ‘recado’ trata-se de um serviço de ‘gênio’.
O primeiro passo do Harrison, vice para emplacar com Prefeito mais adiante.
Vereador/Secretário -> Vice/Secretário? -> PREFEITO
Coloco minha fichas nesta sequencia
E quem via esse Jacobsen protestando contra a “velha política” lá no impeachment…
não querem mais nada, só melzinho na chupeta. que cabide de emprego hein. mas vão trabalhar na iniciativa privada seus mamadores.
Eu Beto Rossi, agradeço a indicação de meu nome na coordenadoria de trânsito, mas peço desculpas aos meus colegas taxistas e meus correligionarios do partido Progressista, porque irei recusar qualquer proposta desse governo. Meu partido é o povo de Santa Maria, eles que me motivam a lutar por uma cidade melhor, nosso partido está passando por uma transformação negativa, nosso Presidente Bakof teve que se licenciar diante de uma possível reeleição Jorge / Cechin, diante disso me recuso a fazer parte desse governo de maneira irrevogável…
Só isso? Entrega a chave hahahahaha um apoio por trocas, é exatamente isso que a cidade não precisa mais, aos leigos o ranço aos mais atentos, votos do diretório em jogo, poder em cargos estratégicos, ou simplesmente a vontade de se ter negado os pedidos e saltar fora do governo, e não me venham com xurumelas.