Arquivo

Preconceito? As razões por que quatro em 10 são contra Lula aqui e Chaves na Venezuela

Afinal de contas, por que (mais ou menos) 40% dos eleitores venezuelanos rejeitam totalmente Hugo Chaves e número semelhante de brasileiros também não tem jeito de aceitar Luiz Inácio Lula da Silva?

Quem tenta responder a essa pergunta (aliás, responde, com a opinião dele – que não é muito diferente da minha, reconheço) é o escritor e jornalista Fernando Morais, em entrevista concedida ao jornalista Paulo Henrique Amorim, editor do site “Conversa Afiada”. Acompanhe:

”POR QUE 40% NÃO GOSTAM DE LULA E CHÁVEZ

O escritor Fernando Morais disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim que Lula e Chávez sofrem o mesmo tipo de preconceito.

“Ele (Hugo Chávez) é cafuzo, é por isso que não gostam dele”, disse Morais.

E por que não gostam do Lula? – perguntou Paulo Henrique Amorim.

Morais respondeu: “Por razões muito parecidas, porque ele é analfabeto, porque ele não tem um dedo”.

Fernando Morais lembrou também uma frase do governador de São Paulo para definir quem não gosta do presidente Lula. “É aquilo que o doutor (Cláudio) Lembodisse com uma clareza muito grande: ‘é essa elite perversa, que não pode suportar a idéia de ter um sujeito como o Lula, com o perfil do Lula, governando esse país’”, disse Morais.

Quando Paulo Henrique perguntou em quem o Marechal Casimiro Montenegro Filho, que fundou o ITA e o Correio Aéreo Nacional, votaria, se em Lula ou (Geraldo) Alckmin, Morais lembrou um trecho do livro que ele acabou de lançar sobre Montenegro.

Segundo Morais, Maria Antonieta Montenegro, que é viúva de Montenegro – e está viva e lúcida, segundo o escritor – herdou uma cultura política do marido que a faz ler Carta Capital, Caros Amigos e votar em Lula.

Leia a íntegra da entrevista com o escritor Fernando Morais:

Paulo Henrique Amorim –
Eu vou conversar agora com o jornalista e escritor Fernando Morais, consagrado autor de A Ilha, Olga, Chatô, Corações Sujos e que lança agora pela editora Planeta o livro “Montenegro – As Aventuras do Marechal que Revolucionou os Céus do Brasil”, o homem que fundou o ITA em 1945. Como vai Fernando?
Fernando Morais – Vou bem, e você, Paulo Henrique?

Paulo Henrique Amorim – Vou bem, obrigado. Fernando, por que você chegou ao Marechal Montenegro? Como você o descobriu?
Fernando Morais – Eu descobri muito casualmente, quando ele faleceu no ano 2000, já próximo de fazer 100 anos, um amigo aqui no Brasil mandou um e-mail para mim – eu vivia fora – mandou um e-mail para mim dizendo: “olha, morreu no Rio de Janeiro um marechal do ar, um personagem com uma história bonita, pode ser que você se interesse”. Mas eu estava metido na história dos japoneses… o…”


SE DESEJAR ler a íntegra da entrevista, pode fazê-lo acessando a página Conversa Afiada, no endereço http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/404501-405000/404673/404673_1.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo