SAÚDE. Estado e Prefeitura anunciam R$ 7,2 milhões para adequar a estrutura do Hospital Regional de SM
Por MANUELA VASCONCELLOS e MAURÍCIO ARAÚJO (com foto de Divulgação/Palácio Piratini), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A fim de preparar ainda mais Santa Maria e a região para o enfrentamento do coronavírus em caso de confirmações de pacientes com a doença, o prefeito Jorge Pozzobom se reuniu, nesta quarta-feira (18), com representantes do Governo do Estado.
Na oportunidade, o Governo do Estado e o Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) assinaram um convênio, na presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, garantindo o repasse de R$ 7,2 milhões de recursos públicos que irão viabilizar adequações na estrutura física do Hospital Regional de Santa Maria.
Ainda, com a intervenção do chefe do Executivo, o Hospital Universitário de Santa Maria também passará a contar com o dobro de leitos de UTI para atender pacientes com COVID-19. Também participaram do ato, o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivan, e o deputado estadual e líder do Governo, Frederico Antunes.
“Isso demonstra que o Estado está sensível às solicitações de Santa Maria, fazendo com que o Município garanta atendimento digno e de qualidade para pessoas diagnosticadas com o COVID-19. Ainda, desde o começo desta pandemia, a Prefeitura tem trabalhado intensamente para garantir medidas de prevenção ao vírus e de orientação e cuidado com as pessoas”, reforçou o prefeito Jorge Pozzobom.
As adequações no Hospital Regional de Santa Maria são necessárias para a compra de equipamentos e para a instalação de leitos clínicos – neste primeiro momento – e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na instituição. A ideia, conforme o Governo do Estado, é agilizar o processo para que esses leitos estejam disponíveis, entre maio e junho, para atender pacientes que venham a se contaminar com COVID-19, e incluir o Regional de Santa Maria no Plano Estadual de Contingência para Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19).
“O Hospital Regional é uma prioridade do Governo do Estado, sendo de extrema importância para Santa Maria e para o Rio Grande do Sul. Temos que destacar, acima de tudo, o empenho do prefeito Jorge Pozzobom para que a instituição abra os leitos o mais rápido possível”, disse o governador Eduardo Leite.
MAIS LEITOS PARA O HUSM
Ainda, a partir da intervenção direta do prefeito Jorge Pozzobom, outra importante iniciativa foi confirmada pelo Estado. Foi dobrado o número de leitos de retaguarda para o tratamento intensivo de diagnosticados com o coronavírus, ou seja, foi confirmada a destinação de mais cinco leitos no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Na terça-feira (17), o Estado havia incluído a instituição no Plano de Contingência, garantindo cinco leitos ao hospital. Agora, ao todo, a instituição contará com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para atender pacientes diagnosticados com COVID-19.
“Essas iniciativas se fazem importantes neste momento porque estamos projetando cenários, preparando o Estado para o enfrentamento desta doença que tende a se alastrar ainda mais nos próximos meses”, explica a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Anunciar até eu anuncio. Quero ver pingar os trocos. Se Cladistone acha que vai ganhar votos só com anúncios está ralado.